Uma sugestão de destino em cada Estado brasileiro
CLIQUE NOS ÍCONES PARA VISUALIZAR
RORAIMA -
Monte Roraima
Cenário da novela Império,
o Monte Roraima é uma excelente aventura para quem gosta de trekking, de natureza em estado puro ou está iniciando em montanhas. Tem 2.810 metros e está localizado dentro do Parque Nacional Monte Roraima, no Brasil, e do Parque Nacional Canaíma, na Venezuela. Para chegar à montanha, é preciso caminhar 15 quilômetros, sempre subindo. O ambiente é pré-histórico: grandes esculturas em rocha feitas pela natureza, córregos, piscinas naturais, plantas exóticas. Lá em cima, pode-se fazer inúmeros passeios: Vale dos Cristais, El Fosso ou até o Ponto Triplo, que une as fronteiras de Brasil, Venezuela e Guiana.
AMAPÁ -MacapáEstá localizada no centro do planeta, o que dá à cidade o privilégio de assistir ao fenômeno do equinócio. A cultura amapaense também chama a atenção pela variedade de ritmos, sons, musicalidade e danças, predominantemente de origens afrodescendentes, representadas pelo batuque e pelo marabaixo. Entre os principais atrativos locais, estão a Fortaleza de São José, construída no século 18, o Complexo Marco Zero, que tem um relógio posicionado no local exato onde uma linha imaginária divide a Terra em dois hemisférios, a Trilha Ecológica na Ilha de Santana e o Rio Araguari.
AMAZONAS -
Manaus
Fundada por portugueses em 1669, no coração da maior floresta tropical do planeta, a capital amazonense atrai brasileiros e estrangeiros pela natureza exuberante, pelas opções de lazer e pelo turismo de aventura. Manaus também tem atrativos históricos, como o Teatro Amazonas (foto acima), um dos pontos mais visitados da cidade. A gastronomia com influências indígenas também é um dos grandes destaques de Manaus.
PARÁ -BelémÉ uma das cidades mais antigas do Brasil. Cercada pela Floresta Amazônica, vivenciou a época áurea dos barões da borracha, sedia uma das maiores procissões religiosas do mundo, o Círio de Nazaré, e oferece uma rica gastronomia para seus visitantes. É marcada pelo ar colonial, com casarões, igrejas, capelas e teatros profundamente influenciados pelo estilo europeu.
PIAUÍ -
Localizado no extremo norte do Estado do Piauí, na divisa com o Maranhão, é um lugar de natureza exuberante, onde o Rio Parnaíba se abre em vários braços para o mar e desenha mais de 70 ilhas, com mangues, dunas e dezenas de praias desertas. O Delta fecha o trio do roteiro integrado de turismo Rota das Emoções com outros destinos recomendados nesta reportagem: Lençóis Maranhenses (MA) e Jericoacoara (CE).
MARANHÃO -
Lençóis Maranhenses
Paraíso escondido no Nordeste do Brasil, os Lençóis Maranhenses integram a Rota das Emoções com outros destinos como a já citada Jericoacoara (CE). O parque nacional foi criado em 1981 pelo governo federal e tem mais de 155 mil hectares de dunas branquinhas e lagoas azuis de água doce (foto abaixo). A porta de entrada para o parque é o município de Barreirinhas, a 270 quilômetros da capital, São Luís, às margens do Rio Preguiças.
CEARÁ -
Um dos destinos litorâneos mais badalados do Brasil e entre os estrangeiros, Jeri é uma vila de pescadores a 300 quilômetros de Fortaleza. Isolado e com ruas de areia, o local pode ser rústico, mas uma de suas marcas é o charme de pousadas e restaurantes. Entre suas atrações, além do mar, estão os passeios de buggy por dunas douradas e pelas lagoas Paraíso (foto abaixo) e Azul, e as trilhas até a Pedra Furada.
RIO GRANDE DO NORTE -
Pipa
A cerca de 85 quilômetros de Natal e 130 de João Pessoa, o badalado balneário faz jus à boa fama, que atrai turistas mundo afora. Entre as principais atrações de Pipa, estão o passeio de barco para ver golfinhos, as imponentes falésias (paredões vermelhos cobertos de vegetação que margeiam as praias e emolduram as selfies) e praias como as do Amor e do Madeiro. Além disso, o destino conta com boa gastronomia nordestina.
PERNAMBUCO -
Patrimônio Mundial Natural da Humanidade da Unesco, o arquipélago é um santuário ecológico que encanta gente do mundo inteiro por sua beleza exuberante. Com uma população de apenas 2.630 habitantes, entre moradores permanentes e temporários, o turismo é desenvolvido de forma sustentável, criando a oportunidade do encontro equilibrado do homem com a natureza. O destino tem praias, baías e enseadas, que dão para planícies, encostas e falésias, onde o mar azul-turquesa toca a areia fina, as rochas ou os pedregulhos. Em 2014, uma de suas praias, a Baía do Sancho (foto abaixo), foi eleita a melhor do mundo pelos usuários do TripAdvisor.
PARAÍBA -
João Pessoa
Se a capital paraibana não está entre os destinos mais populares do Nordeste, não é por falta de atrativos. Com menos de 1 milhão de (receptivos e simpáticos) habitantes, a cidade dá uma agradável sensação de conforto ao visitante. As belas praias são suas principais atrações, como Tambaú, Jacaré, Cabo Branco, Seixas e Penha. Para completar, uma visita à Ponta do Seixas, ponto mais oriental do Brasil e das Américas.
ALAGOAS -
O Litoral Norte de Alagoas, conhecido como Costa dos Corais, conta com a segunda maior barreira de corais do mundo. São 130 quilômetros realçados pelo verde dos coqueiros e o azul intenso do mar. A exuberância das piscinas naturais e a biodiversidade da vida marinha são atrações à parte das cidades que integram a rota: Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres (foto acima), Passo de Camaragibe, Matriz de Camaragibe, Porto Calvo, Barra de Santo Antonio e Paripueira.
SERGIPE -
A partir de Aracaju, um bate-volta ao Cânion do Xingó, considerado o quinto maior cânion navegável do mundo, a 200 quilômetros da capital, é imperdível. O trajeto de catamarã é feito nas águas represadas da Usina Hidrelétrica de Xingó, e o contraste entre os imensos paredões de pedra e as belas águas espelhadas do Rio São Francisco impressionam o visitante. No final do passeio, o turista ainda pode mergulhar no Paraíso do Talhado e fazer um breve passeio de canoa até a Gruta do Talhado.
BAHIA -Ilha de BoipebaEstá atrás da Ilha de Tinharé, onde fica Morro de São Paulo, mas é bem diferente da badalada vizinha. Enquanto Morro investiu em se tornar um grande destino turístico, Boipeba virou uma área de proteção ambiental que reserva belezas naturais e sossego aos visitantes. A ilha conta com piscinas naturais, diversidade de peixes e recifes de corais e praias preservadas de águas cristalinas e areias brancas. O acesso não é tão fácil, mas isso pode ser uma grande vantagem para quem quer tranquilidade e preservação.
MINAS GERAIS -
Localizada no pico de uma montanha de pedra, incrustada na Serra da Mantiqueira, a 1.444 metros do nível do mar, a cidade mineira (foto abaixo) é envolvida por um vale intensamente verde, onde se escondem grutas, cachoeiras, cavernas e ladeiras. Não só por suas belezas, São Thomé atrai esotéricos: alguns acreditam que a região abriga uma passagem secreta para Machu Picchu, a cidade sagrada dos incas, no Peru.
ESPÍRITO SANTO -
Distante cerca de 55 quilômetros de capital Vitória, a cidade litorânea tem mais de 20 praias com características bem peculiares que servem a todos os gostos: algumas com opções de diversão, outras mais calmas e ainda algumas ideais para práticas esportivas. Conta com boa infraestrutura de hoteis, restaurantes e lazer.
RIO DE JANEIRO -
Um dos destinos mais populares do litoral fluminense, conta com dunas de areia branca, lagoas e praias de mar cristalino. E com uma vantagem: embora localizada na Região dos Lagos e tendo como vizinhas as badaladas Cabo Frio e Búzios, a cidade mantém características típicas de uma vila de pescadores, mesmo na alta temporada. Para melhorar, Arraial (foto) tem a sétima melhor praia do Brasil segundo os usuários do site TripAdvisor, a Praia do Farol.
TOCANTINS - JalapãoNo centro do país, a 300 quilômetros de Palmas, a capital do Tocantins, fica este destino de beleza única entre o Cerrado e a Caatinga. O Parque Estadual do Jalapão é afastado e de difícil acesso, mas o esforço vale a pena, pois se escondem nessa região belíssimas cachoeiras, rios de águas cristalinas, nascentes e formações rochosas variadas.
MATO GROSSO -
A 64 quilômetros de Cuiabá, a Chapada dos Guimarães (foto abaixo) abriga paisagens com mirantes naturais que proporcionam vistas incríveis das planícies do Centro Oeste brasileiro e do Pantanal. A mística cidade é formada por imensas formações rochosas pacientemente esculpidas pela natureza. O Portão do Inferno, a Salgadeira, o Morro de São Jerônimo, o Mirante (de onde é possível enxergar as luzes de Cuiabá) e o Circuito das Cachoeiras (com destaque para a Véu de Noiva) são algumas das atrações naturais da região.
RONDÔNIA -
O turismo da capital rondoniense gira em torno do passado. Um dos principais pontos turísticos é a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, construída entre 1907 e 1912 - antes disso, carregava o mito de que seria impossível ser finalizada, após duas tentativas frustradas. Outro local muito visitado são as três caixas d'água - edificadas pelos ingleses, entre 1910 e 1912, serviram para o abastecimento da cidade até o ano de 1957. O visitante não pode deixar de conhecer também a locomotiva Coronel Church, a primeira máquina trazida para a Região Amazônica, em 1872, e a Igreja de Santo Antônio do Rio Madeira. O passeio de barco pelo Rio Madeira também é atração.
ACRE -Rio BrancoA capital acreana tem uma mistura de história, cultura e progresso. A cidade recebeu este nome em homenagem ao Barão do Rio Branco, que foi protagonista na disputa territorial pelo Acre. O povoamento da região se deu no início do século 19, e grande parte do desenvolvimento do município ocorreu durante o período do Ciclo da Borracha. Essa história pode ser conhecida no Museu da Borracha. Outra atração nas proximidades da capital são os passeios de balão. Além da paisagem da floresta amazônica, os viajantes podem se encantar com os geoglifos, formações no solo em formatos geométricos, descobertos na década de 1970 na região.
GOIÁS - Alto Paraíso
Localizada na Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso (foto abaixo) conta com mais de 120 cachoeiras catalogadas. O clima de misticismo e espiritualidade também é muito presente na região, onde encontram-se pousadas aconchegantes, spas, espaços místicos e templos. É também um destino muito requisitado pelos amantes de esportes e atividades de aventura na natureza. Ali, foram gravadas cenas da série da Globo
DISTRITO FEDERAL - Brasília
Com projeto urbanístico de Lúcio Costa e arquitetônico de Oscar Niemeyer, a capital brasileira conta com inúmeros prédios governamentais com formas inovadoras e, desde 1987, é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Um passeio pelas largas avenidas da capital permite contemplar preciosidades com o paisagismo de Burle Marx, a arquitetura de Athos Bulcão, os vitrais de Marianne Peretti e as esculturas de Alfredo Ceschiatti e Bruno Giorgi. Com mais de 7 mil bares e 3,5 mil restaurantes, tem intensa vida noturna e cultural, além de riquezas naturais como cachoeiras, grutas e lagoas.
MATO GROSSO DO SUL -
Bonito
Localizada na Serra da Bodoquena, a 300 quilômetros da capital do Estado, a cidade é cheia de cenários paradisíacos, como a gruta do Lago Azul, com seu impressionante tom. Os rios de águas cristalinas são verdadeiros aquários naturais, onde é possível mergulhar ou flutuar na companhia de peixes, apreciar uma rica vegetação subaquática e, ainda, ser surpreendido pelo canto de pássaros ou a observação de animais. Já as cachoeiras garantem um bom banho para aliviar o calor ou uma emocionante descida de bote ou rapel.
SÃO PAULO -
A cerca de 210 quilômetros da capital paulista, Ilhabela (foto abaixo) tem um belo litoral com 39 praias de diferentes estilos. Além disso, abriga a maior reserva de Mata Atlântica do planeta, com 85% de área preservada, com grande diversidade de fauna e flora. Conhecida como a capital nacional da vela, é um destino célebre por seus eventos esportivos, como o Rolex Ilhabela Sailing Week, um dos maiores eventos de vela do continente, e o X-Terra, etapa mundial de corrida de aventura.
PARANÁ -
Ilha do Mel
Destino certo dos amantes da natureza, a rústica Ilha do Mel fica entre a Baía de Paranaguá e o Oceano Atlântico, a cerca de 30 quilômetros da costa — o acesso é feito por barco a partir de Paranaguá ou de Pontal do Paraná. A ilha tem praias com areias brancas e águas límpidas e três pontos turísticos que a tornam mais bela: o Farol das Conchas, de onde se vislumbra o pôr do sol; a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, um monumento arquitetônico com muralhas e canhões; e a Gruta das Encantadas, cercada de lendas e mistérios e cujo acesso só pode ser feito na maré baixa.
SANTA CATARINA - Porto Belo
É referência em Santa Catarina por receber cruzeiros no verão — só nesta temporada, são esperadas cerca de 80 mil pessoas, em 28 escalas programadas. Mas não é apenas pelos grandes navios que a cidade se destaca. A praia do Caixa D'aço é famosa por receber festas que reúnem diversas lanchas, todas paradas lado a lado com som tocando em alto volume, muita bebida e ostentação. Mas também oferece tranquilidade, como na Praia do Estaleiro (foto abaixo), acessível apenas por uma trilha na mata. Outro lugar que atrai muitos turistas é a Ilha de Porto Belo, que fica bem próxima à costa e tem uma praia de areias brancas e mar esmeralda.
RIO GRANDE DO SUL -
Lagoa Bacopari
Distante pouco mais de uma hora de Porto Alegre, uma imensidão de água localizada entre Mostardas e Palmares do Sul surpreende quem já está adaptado à instabilidade da coloração do mar do litoral gaúcho. Na Lagoa Bacopari (foto baixo), também conhecida como Lagoa Azul, uma faixa de águas rasas e cristalinas forma uma grande piscina natural. Pertinho da beira do mar, onde o movimento é intenso e as ondas podem ser revoltas, a lagoa é a opção de veraneio para os pais que deixam as crianças brincarem à vontade. O local tem pouca infraestrutura, então leve o que precisar.
X
Viajar pelo país é a tendência destas férias de verão. Pensando nisso, destacamos um destino em cada Estado para você escolher.
Com crise econômica e dólar alto, o Brasil está cada vez mais atraente para o turista do país. Levantamentos das empresas do setor estão apontando para uma grande demanda do brasileiro por destinos nacionais nestas férias.
No ranking das 15 cidades mais buscadas para o Natal e o Réveillon na operadora CVC, por exemplo, nove são capitais brasileiras - as outras seis são tradicionais destinos no Exterior. O mesmo apontam os dados divulgados pelo site de buscas Momondo.
Em tempos de crise, qual é o melhor destino para as férias?
- Nos anos anteriores, havia uma forte tendência pelas viagens internacionais, já que o dólar estava mais barato e muitos turistas aproveitavam as viagens também para fazer compras. Este ano notamos uma procura maior pelas viagens domésticas, o que deverá ajudar a movimentar o mercado de turismo nacional no final do ano - assinala Fábio Krauss Stabel, responsável pela operação da Momondo por aqui.
Como poupar para viajar nas férias
Pensando nisso, o Viagem fez um guia com alguns dos principais destinos turísticos do Brasil — um em cada Estado. Isso é para mostrar que, para além do tradicional, tem muita coisa legal para visitar no país.
Conheça os navios que farão a temporada 2015/2016 de cruzeiros na costa brasileira