Sistema linfático

A linfa recolhe os detritos que estão no organismo. Seu movimento não é garantido pelo pulsar do coração, como no caso do sangue, e sim pela movimentação da musculatura. Quando a pessoa passa muito tempo sentada, o sistema linfático não opera a pleno, o que prejudica o metabolismo. Além disso, a linfa carrega defesas contra vírus e bactérias. Uma pessoa que fica a maior parte do tempo sentada, portanto, pode ter prejuízos na sua imunologia.
Câncer

Diferentes estudos relacionaram o hábito de passar muitas horas sentado a um risco maior de desenvolver certos tipos de câncer. Uma das razões estaria relacionada com a obesidade - o que inclui resistência à insulina e mudanças em níveis hormonais.
Rim

Um estudo da Universidade de Leicester aponta que pessoas que passam menos tempo sentadas e fazem mais atividade física, principalmente mulheres, estão menos propensas a sofrer de doenças crônicas do rim.
Saúde mental

Uma pesquisa britânica analisou o efeito do hábito de ficar sentado para ver TV, usar o computador, usar transporte e socializar. Essa atividades estavam associadas a um pior
bem-estar mental no caso das mulheres. Entre os homens, a relação negativa apareceu apenas com o hábito de ficar ao computador. Um outro estudo indicou que trabalhadores que ficam mais tempo sentados têm chance maior de apresentar sintomas de ansiedade e depressão.
Pâncreas

O sedentarismo faz com que as células não respondam tão prontamente a insulina, levando o pâncreas a produzi-la em maior quantidade. Isso pode levar à diabetes. O risco de desenvolver a doença mais do que dobra em pessoas que passam muito tempo sentadas, segundo um trabalho da Universidade de Leicester.
Coração

Há uma série de estudos que relacionam o hábito de sentar por períodos prolongados a risco para o coração. Segundo o National Health Service (NHS) britânico, há um aumento de 147% nos eventos e de 90% nas mortes causados por problemas cardiovasculares. Uma outra pesquisa mostrou que ficar sentado piora marcadores biológicos relacionados com a saúde do coração, como o colesterol.
Pernas

Quando alguém está sentado, o sangue tem mais dificuldade de circular. Ele pode se acumular nas pernas, sem conseguir subir. Isso pode levar a inchaço nos pés e tornozelos, edemas, varizes e até mesmo à formação de coágulos perigosos (trombose).
Coluna

Quando estamos sentados, as cartilagens que ficam entre os ossos são comprimidas e, consequentemente, recebem menos sangue, oxigênio e nutrientes. Isso está relacionado a um maior desgaste da coluna e da musculatura.