TELEVISÃO
CINEMA
5 indicações
THE PEOPLE V. O.J. SIMPSON: AMERICAN CRIME STORY
Baseado no livro The run of his life - The people vs. O. J. Simpson, o seriado dirigido por Ryan Murphy (de Glee e American horrr Story) narra o julgamento do ex-jogador de futebol americano O. J. Simpson, acusado de assassinar sua ex-mulher Nicole Brown e de seu amigo Ronald Goldman, nos tribunais norte-americanos sob o ponto de vista dos advogados.
No elenco, estão Cuba Gooding Jr., como O.J. Simpson, John Travolta, como o advogado Robert Shapiro; David Schwimmer, o eterno Ross da série Friends, no papel de Robert Kardashian, advogado de O. J. que, anos depois, ficaria conhecido por ser pai de Kim Kardashian; e Sarah Paulson como a promotora de Justiça Marcia Clark. No Emmy, premiação realizada em setembro, a série venceu em cinco categorias - incluindo a de Melhor Minissérie.
Melhor filme para TV ou minissérie
Melhor ator em filme para TV ou minissérie (Courtney B. Vance)
Melhor atriz em filme para TV ou minissérie (Sarah Paulson)
Melhor ator coadjuvante em filme para TV, série ou minissérie (John Travolta e Sterling K. Brown)
4 indicações
THE NIGHT MANAGER
Baseada em romance homônimo de John Le Carré, lançado em 1993, a série é um thriler psicológico estrelado por Tom Hiddleston (Thor), que vive Jonathan Pine, um ex-soldado britânico que trabalha em um hotel. Um dia, ele conhece Sophie (Aure Atika), uma mulher francesa de origem árabe, que lhe fornece documentos que incriminam Richard Roper (Hugh Laurie, eterno Dr. House). Ao se infiltrar no mundo dele e decidir informar as autoridades britânicas sobre as atividades do empresário, Pine se vê envolvido em uma disputa entre agências de inteligência, que resulta em mortes e o arrasta para as sombras da espionagem.
Melhor filme para TV ou minissérie
Melhor ator em filme para TV ou minissérie (Tom Hiddleston)
Melhor ator coadjuvante em filme para TV, série ou minissérie (Hugh Laurie)
Melhor atriz coadjuvante em filme para TV, série ou minissérie (Olivia Colman)
3 indicações
BLACK-ISH
Sitcom centrada em Andre "Dre" Johnson (Anthony Anderson), um homem negro de classe média alta que se esforça para criar seus filhos com um senso de identidade afro-americana em um bairro predominantemente de brancos. De forma leve e humorada, a série se propõe a construir uma crítica social sobre ser negro nos Estados Unidos e a desconstruir esteriótipos.
Melhor série de comédia ou musical
Melhor atriz em um série de comédia ou musical (Tracee Ellis Ross)
Melhor ator em um série de comédia ou musical (Anthony Anderson)
3 indicações
THE CROWN
Inspirada em fatos reais e adaptada da peça de teatro The audience, a série da Netflix mostra a ascensão de uma jovem rainha Elizabeth II (interpretada pela atriz inglesa Claire Foy, de Upstairs downstairs), com 25 anos, ao trono britânico após a morte precoce do pai, o rei George VI (Jared Harris), no começo da década de 1950. Em cada temporada, a atração promete explorar as rivalidades políticas e intrigas pessoais ao longo de uma década da rainha.
Melhor série de drama
Melhor atriz em série de drama (Claire Foy)
Melhor ator coadjuvante em filme para TV, série ou minissérie (John Lithgow)
3 indicações
THE NIGHT OF
Minissérie conta a história do assassinato de uma jovem no Upper West Side, cujo acusado é Nasir "Naz" Khan (Riz Ahmed) - um universitário americano de origem paquistanesa. John Stone (John Turturro), um advogado de porta de cadeia com expertise das ruas começa a investigar o crime. A atração remete a casos da vida real, como a primeira temporada do podcast Serial ou do documentário Making a murderer, a série explora os meandros e as falhas do sistema de justiça criminal.
Melhor filme para TV ou minissérie
Melhor ator em filme para TV ou minissérie (Riz Ahmed e John Turturro)
3 indicações
THIS IS US
Abordando assuntos como obesidade, racismo e adoção, a série é um drama familiar que acompanha um grupo de pessoas que, de maneira surpreendente, tem suas histórias de vida entrelaçadas. A atração acompanha o casal Jack (Milo Ventimiglia) e Rebecca (Mandy Moore), que está grávida de trigêmeos; o ator frustrado Kevin (Justin Hartley); Kate (Chrissy Metz), uma mulher obesa batalhando contra a balança; e Randall (Sterling K. Brown), que procura seu pai biológico.
Melhor série de drama
Melhor atriz coadjuvante em filme para TV, série ou minissérie (Chrissy Metz e Mandy Moore)
3 indicações
WESTWORLD
Aposta da HBO para ser um fenômeno como Game of thrones, a série é baseada no filme Westworld - Onde ninguém tem alma, de 1973, escrito e dirigido por Michael Crichton (mesmo autor do livro de Jurassic Park, que inspirou o filme). A atração conta a história de um parque criado pelo Dr. Robert Ford (Anthony Hopkins) para simular o Velho Oeste norte-americano, repleto de robôs com inteligência artificial - como Dolores (Evan Rachel Wood) e Hector (Rodrigo Santos) -, que começam a questionar suas existências.
Melhor série de drama
Melhor atriz em série de drama (Evan Rachel Wood)
Melhor atriz coadjuvante em filme para TV, série ou minissérie (Thandie Newton)
7 indicações
LA LA LAND: CANTANDO ESTAÇÕES
Gênero que embalou os anos dourados de Hollywood, o musical volta e meia ressuscita em todo o seu esplendor de canto e dança. Damien Chazelle apresenta a história de um pianista de jazz e uma aspirante à atriz (Ryan Gosling e Emma Stone) que se cruzam tentando a sorte em Los Angeles e decidem sonhar juntos. Já premiado nos festivais de Veneza e Toronto e em premiações da crítica. Estreia em 19 de janeiro no Brasil.
Melhor Filme de Comédia ou Musical
Direção (Damien Chanzelle)
Atriz (Emma Stone)
Trilha sonora
Roteiro
Ator (Ryan Gosling)
Canção ("City of Stars")
6 indicações
MOONLIGHT − SOB A LUZ DO LUAR
Racismo e violência perpassam a trajetória de um menino negro que cresce na Miami dos 1980 tentado pelo mundo do crime como atalho para driblar a pobreza. O conflito acerca de sua sexualidade marcará sua vida adulta. Mahershala Ali (da série House of cards) é destaque no elenco encarnando a figura paternal que guia os passos do protagonista. Estreia em 23 de fevereiro
Filme dramático
Direção (Barry Jenkins)
Trilha sonora original
Ator coadjuvante (Mahershala Ali)
Roteiro
Atriz coadjuvante (Naomie Harris)
5 indicações
MANCHESTER À BEIRA-MAR
O título do filme de Kenneth Lonergan faz referência à uma região pesqueira da Costa Leste dos EUA. O longa tem como protagonista um homem (Casey Affleck) que retorna à cidade natal depois de anos para cuidar do sobrinho, filho de seu irmão que morreu precocemente. Será um reencontro doloroso também com as razões que o fizeram partir dali. Estreia em 19 de janeiro.
Melhor filme dramático
Diretor (Kenneth Lonergan)
Roteiro (Kenneth Lonergan)
Ator (Casey Affleck)
Atrix coadjuvante (Michelle Williams)
4 indicações
LION - UMA JORNADA PARA CASA
O drama de Garth Davis conta a história de um menino indiano órfão (vivido por Dev Patel, de Quem quer ser um milionário?) que é adotado por uma família australiana. Quando adulto, ele planeja voltar a Calcutá para encontrar seus pais biológicos, decisão cercada por conflitos afetivos. No elenco estão Nicole Kidman e Rooney Mara. Estreia em 16 de fevereiro.
Melhor filme dramático
Ator coadjuvante (Dev Patel)
Atriz coadjuvante (Nicole Kidman)
Trilha sonora
4 indicações
FLORENCE - QUEM É ESSA MULHER
Maior vencedora do Globo de Ouro, com oito prêmios, Meryl Streep vive a excêntrica milionária Florence Foster Jenkins, que bancou seu sonho de ser cantora lírica, apesar da voz horrorosa, apoiada por seu zeloso marido (Hugh Grant, indicado como coadjuvante). Direção de Stephen Frears. Já exibido nos cinemas. Disponível no Net Now
Melhor Filme de Comédia ou Musical
Ator (Hugh Grant)
Atriz (Meryl Streep)
Ator coadjuvante (Simon Helberg)
3 indicações
ATÉ O ÚLTIMO HOMEM
Dez anos depois de Apocalypto, Mel Gibson volta à direção com a história de um médico militar norte-americano (Andrew Garfield) que se recusa a pegar em armas e tem atuação heroica na batalha contra os japoneses em Okinawa, na II Guerra Mundial. A aclamação do filme dá novo fôlego à carreira do realizador do oscarizado Coração valente. Estreia em
26 de janeiro
Melhor filme dramático
Direção (Mel Gibson)
Ator (Andrew Garfield)
3 indicações
A QUALQUER CUSTO
Dois irmãos (Ben Foster e Chris Pine), um ex-presidiário e um pai divorciado com dois filhos, decidem roubar bancos no Texas para salvar a fazenda da família. No encalço deles, encarnando um típico xerifão do Velho Oeste deslocado no tempo, segue um obstinado policial (Jeff Brigdes). Direção de David Mackenzie. Estreia em 2 de fevereiro.
Melhor filme dramático
Ator coadjuvante (Jeff Bridges)
Roteiro (Taylor Sheridan)