O que acontece depois que você larga a sacolinha para o caminhão buscar também é responsabilidade sua. Confira o descarte ideal dos rejeitos produzidos em casa e o destino mais correto para eles em Blumenau

OUTRAS QUESTÕES

Qual a diferença entre o aterro sanitário e o industrial?

O sanitário, de responsabilidade do município, recebe o lixo comum. Tem uma manta impermeável para captar o chorume e preservar o lençol freático, mas não protege o solo de uma possível contaminação. O industrial, que em Blumenau é privado, faz o encapsulamento do material e protege o solo de materiais tóxicos.

 

Em que sacola devo descartar o lixo comum?

Não há um tipo específico, desde que seja resistente para não estourar durante a coleta. Pode ser a sacolinha de supermercado. O ideal é o uso da sacola biodegradável, mas ainda é difícil  encontrá-la à venda.

 

Lavar ou não o lixo para reciclar?

Nem todos os materiais precisam ser lavados. Embalagens Tetra Pak e as de plástico, que armazenam iogurte, por exemplo, devem ser enxaguadas para retirar a sobra do

Produto, que fermenta. A limpeza pode ser feita reutilizando a água da lavagem de louças e roupas.

Na reciclagem, a cooperativa separa os detritos e depois vende para empresas especializadas, que se encarregam da limpeza adequada. Em alguns casos, a limpeza em casa é importante para que os resíduos não atraiam insetos nos centros de reciclagem.

 

Como saber se o caminhão do reciclável passa na minha rua?

A coleta seletiva cobre 60% das ruas de Blumenau. Pelo número 3222-4160, o Samae informa os endereços que são atendidos. Nas ruas onde o caminhão da coleta seletiva não passa, os moradores podem levar o material aos seguintes pontos de coleta: Samae (Rua Bahia ou nos fundos do terminal do Aterro), CooperBlu (Rua José Boiteux) ou nos 36 contêineres espalhados pelo Centro.

VOLTAR AO TOPO

EXPEDIENTE

TEXTOS  Willian Reis      FOTOGRAFIA  Rafaela Martins      EDIÇÃO  Mariana Furlan      DESIGN  Maiara Santos

​​