BLUMENAU 165 ANOS
orientar

Ajudando a ajudar

A

quela roupa de inverno que não é mais usada pode ser doada para quem precisa em campanhas de agasalho. Também é possível contribuir com Organizações Não Governamentais (ONGs) em pedágios que ocorrem pela cidade ao longo do ano. Mas se eu quiser ajudar entidades que não têm campanhas específicas? Se tenho alimentos, brinquedos, material de construção ou até de higiene pessoal e limpeza para doar? Ou ainda, se eu quiser ser voluntário e doar meu tempo auxiliando crianças, idosos ou animais?

 

Foi depois de responder não uma, nem duas, mas diversas vezes a esses questionamentos que o Rotaract Club de Blumenau teve a ideia de criar o Blumenau Social, um site que reúne informações sobre as necessidades de entidades não vinculadas ao poder público. Implantada em março de 2014, a plataforma, que começou a ser feita em novembro de 2013, é descrita pelos coordenadores como uma ponte entre voluntários e ONGs.

 

– Para nós, que somos envolvidos com ações sociais, já era difícil localizar quem precisava de apoio, imagina para a sociedade que não está acostumada a ter contato com este setor – explica Aline Cristina Trombelli, uma das responsáveis pelo projeto.

 

Gerido diretamente por 15 pessoas, o site mapeia os trabalhos feitos em pelo menos 14 bairros e traz de forma clara e didática detalhes sobre 52 organizações não governamentais blumenauenses. Ao todo, o levantamento elenca 15 áreas onde os voluntários podem atuar, além de oito opções de doações. A lista, que vai desde ajudar pessoas até áreas específicas como saúde, meio ambiente e esporte, também contempla entidades sem endereço fixo.

 

Aline ressalta que o trabalho desempenhado pela equipe do Blumenau Social não é executar as ações, mas sim divulgar que existe uma demanda específica e fazer com que essa informação chegue de forma clara para a comunidade:

 

– Percebemos que mostrando para o blumenauense que não é difícil ajudar as pessoas abraçaram as causas.