TÁXI LIVRE

PONTOS NEGATIVOS

–  No campo "observação", não fica claro, para quem usa pela primeira vez, que pode ser usado para ponto de referência ou bandeira de cartão a ser usada para pagar

–  Em alguns momentos, o condutor deixou de usar a seta de sinalização

–   Não permite pagamento com cartão pelo app (só por meio da máquina mesmo). Se o passageiro informa, na hora de pedir a corrida, que quer pagar com cartão, o aplicativo alerta que pode demorar mais

–   Nem todos os táxis aceitam Banri e ElO

–   Não está disponível para Windows Phone

PONTOS POSITIVOS

– Número e disponibilidade de carros (são 21)

– O aplicativo identifica o motorista, o modelo e placa do carro na tela do cliente

– Permite avaliar a experiência após a corrida

–  Mostra, no mapa, o trajeto do veículo até ele chegar ao usuário

– Permite que o usuário faça escolhas como: porta-malas grande, transporte de animais, motorista mulher, carro com adaptações para cadeirantes, que aceitem cartões (Master, Visa, Hipercard), Banricompras e Elo

– Os motoristas foram atenciosos e educados

– O ar-condicionado estava ligado

– O veículo estava limpo – por dentro e por fora

– O app é simples e fácil de usar

– O motorista perguntou se havia preferência por um trajeto

– Disponível para Andoid e iOS

 

 

99 TÁXIS

PONTOS NEGATIVOS

– O motorista informado era diferente da motorista que apareceu

– Para o embarque do passageiro, a condutora parou em um local que era proibido e três carros ficaram parados atrás, aguardando

– Não foi perguntado se o passageiro preferia ir por algum trajeto

– O Diário entrou em contato com a assessoria de comunicação por e-mail (único canal informado para a imprensa), ninguém havia respondido

PONTOS POSITIVOS

–  Layout do aplicativo é bem fácil, não há como errar: uma referência para o endereço é solicitada claramente em uma tela

– Informa os cartões disponíveis antes do usuário pedir por uma corridaz Além de pagar em dinheiro ou cartão, permite pagar por Pay Pall

– É possível pagar com cartão pelo app (não precisa passar o cartão na máquina)

– Oferece escolha ao usuário: veículo adaptado para cadeirantes, com porta-malas grande, que permite animais e com ar-condicionado

– Em algumas ocasiões, oferece descontos

– O veículo estava limpo por dentro e por fora

– Não cometeu infrações de trânsito

– O ar-condicionado estava ligado

– Disponível: iOS, Android e Windows Phone

 

EASY TAXI

PONTOS NEGATIVOS

– Não oferece opção de carro para cadeirante e permissão de levar animais

– Não informa as bandeiras de cartão que são aceitas antes da corrida

– Não oferece opção de carro para cadeirante e permissão de levar animais

– Não informa as bandeiras de cartão que são aceitas antes da corrida

– O que disse a assessoria do Easy Taxi: Não informou quantos carros usam o app no município e cobram 12% de taxa de operação (não foi especificado se essa percentagem é do valor bruto ou líquido da corrida). Ainda explica que, opções de carros adaptados para cadeirantes são oferecidos quando “há uma frota suficientemente grande na cidade para a liberação do serviço”.

 

PONTOS POSITIVOS

– Aplicativo com layout fácil de usar

–  Também tem um espaço para ser preenchido como “referência” bem determinado

–  Oferece a opção porta-malas grande

–  Também tem promoções de descontos

–  Permite pagar com cartão pelo app

–  O motorista informado no app foi o que apareceu e fez a corrida. Perguntou se havia trajeto preferido

–  Disponível para iOS, Android e Windows Phone

–  Veículo limpo por dentro e por fora

–  Motorista educado e cuidadoso no trânsito

–  Ar-condicionado estava ligado

YET GO

– Em três dias diferentes, o Diário pediu por uma corrida. Em duas vezes, o app informou que não havia motorista disponível em nenhuma das categorias oferecidas (carro, carro de luxo, táxi e moto). A informação chegou imediatamente após o pedido, sem deixar o passageiro esperando. Na terceira vez, no mapa, indicava um veículo disponível, mas, após o pedido, nenhum confirmou o atendimento.

– O Diário entrou em contato, por telefone e por mensagem na página do Facebook, com representantes do app, mas não obteve resposta até a publicação dessa reportagem

GARUPA

– Até o dia dessa publicação, não estava disponível para donwload na Apple Store e Google Play. De acordo com Antônio Matos, diretor comercial do Garupa, a ideia é estar em funcionamento ainda em abril e mais de 100 motoristas já estão inscritos para prestar o serviço.

 

Ainda de acordo com Matos, antes de ser oferecido, os motoristas devem ter orientações de conduta. O Garupa ainda não funciona em nenhuma cidade (embora tenha um app de mesmo nome em funcionamento do Rio de Janeiro). Santa Maria será a pioneira.

 

 

WEB CAR

– Durante três dias consecutivos, foi pedido uma corrida. Nenhum motorista aceitou a corrida. O problema é que, nas três tentativas, só foi informado que não havia motorista após 13 minutos de espera

 

–  Na página do app no Facebook a última postagem feita convidava as pessoas a baixar o aplicativo. Nesse mesmo dia, o Diário tentou fazer o teste

 

– O que disse Luciano Antunes da Silva, sócio-proprietário: O app chegou a contar com 55 carros atendendo corridas na cidade mas, com o desligamento do gestor local da empresa, eles estão em processo de recadastramento de motoristas e que, em cerca de 10 dias, deve funcionar novamente. Quando voltar a funcionar, a bandeirada deverá custar R$ 3,50 e na estreia terá um preço promocional que deve variar entre R$1,20 e R$ 1,50 o km + R$ 0,20 por minuto. Eles dizem que, em municípios onde há lei para o serviço, estão se adequando e, que assim que Santa Maria tiver uma lei criando regras, deverão obedecê-la.

 

 

CHAMA TÁXI

–  O app não foi encontrado para download nem na Apple Store nem na Google Play

 

–  O aplicativo, da Associação da dos Condutores de Táxi de Santa Maria (Atasm) entrou em funcionamento em 2015 e foi suspenso, segundo o presidente da associação, há cerca de cinco meses. Volmar Arruda, responsável pelo app, disse que o app foi suspenso por causa do trânsito de Santa Maria. “As pessoas pediam uma corrida, e o motorista, mesmo que não estivesse muito longe, às vezes demorava para chegar se precisasse passar por ruas como a do Acampamento, ou a Avenida Presidente Vargas, por exemplo. Com isso, muitas pessoas acabavam cancelando a corrida” explica Arruda. Ele disse que pediu à prefeitura para que os táxis pudessem usar o corredor de ônibus, na Acampamento, mas a secretaria avaliará a possibilidade com a equipe técnica.