TÁXI LIVRE
PONTOS NEGATIVOS
– No campo "observação", não fica claro, para quem usa pela primeira vez, que pode ser usado para ponto de referência ou bandeira de cartão a ser usada para pagar
– Em alguns momentos, o condutor deixou de usar a seta de sinalização
– Não permite pagamento com cartão pelo app (só por meio da máquina mesmo). Se o passageiro informa, na hora de pedir a corrida, que quer pagar com cartão, o aplicativo alerta que pode demorar mais
– Nem todos os táxis aceitam Banri e ElO
– Não está disponível para Windows Phone
PONTOS POSITIVOS
– Número e disponibilidade de carros (são 21)
– O aplicativo identifica o motorista, o modelo e placa do carro na tela do cliente
– Permite avaliar a experiência após a corrida
– Mostra, no mapa, o trajeto do veículo até ele chegar ao usuário
– Permite que o usuário faça escolhas como: porta-malas grande, transporte de animais, motorista mulher, carro com adaptações para cadeirantes, que aceitem cartões (Master, Visa, Hipercard), Banricompras e Elo
– Os motoristas foram atenciosos e educados
– O ar-condicionado estava ligado
– O veículo estava limpo – por dentro e por fora
– O app é simples e fácil de usar
– O motorista perguntou se havia preferência por um trajeto
– Disponível para Andoid e iOS
99 TÁXIS
PONTOS NEGATIVOS
– O motorista informado era diferente da motorista que apareceu
– Para o embarque do passageiro, a condutora parou em um local que era proibido e três carros ficaram parados atrás, aguardando
– Não foi perguntado se o passageiro preferia ir por algum trajeto
– O Diário entrou em contato com a assessoria de comunicação por e-mail (único canal informado para a imprensa), ninguém havia respondido
PONTOS POSITIVOS
– Layout do aplicativo é bem fácil, não há como errar: uma referência para o endereço é solicitada claramente em uma tela
– Informa os cartões disponíveis antes do usuário pedir por uma corridaz Além de pagar em dinheiro ou cartão, permite pagar por Pay Pall
– É possível pagar com cartão pelo app (não precisa passar o cartão na máquina)
– Oferece escolha ao usuário: veículo adaptado para cadeirantes, com porta-malas grande, que permite animais e com ar-condicionado
– Em algumas ocasiões, oferece descontos
– O veículo estava limpo por dentro e por fora
– Não cometeu infrações de trânsito
– O ar-condicionado estava ligado
– Disponível: iOS, Android e Windows Phone
EASY TAXI
PONTOS NEGATIVOS
– Não oferece opção de carro para cadeirante e permissão de levar animais
– Não informa as bandeiras de cartão que são aceitas antes da corrida
– Não oferece opção de carro para cadeirante e permissão de levar animais
– Não informa as bandeiras de cartão que são aceitas antes da corrida
– O que disse a assessoria do Easy Taxi: Não informou quantos carros usam o app no município e cobram 12% de taxa de operação (não foi especificado se essa percentagem é do valor bruto ou líquido da corrida). Ainda explica que, opções de carros adaptados para cadeirantes são oferecidos quando “há uma frota suficientemente grande na cidade para a liberação do serviço”.
PONTOS POSITIVOS
– Aplicativo com layout fácil de usar
– Também tem um espaço para ser preenchido como “referência” bem determinado
– Oferece a opção porta-malas grande
– Também tem promoções de descontos
– Permite pagar com cartão pelo app
– O motorista informado no app foi o que apareceu e fez a corrida. Perguntou se havia trajeto preferido
– Disponível para iOS, Android e Windows Phone
– Veículo limpo por dentro e por fora
– Motorista educado e cuidadoso no trânsito
– Ar-condicionado estava ligado
YET GO
– Em três dias diferentes, o Diário pediu por uma corrida. Em duas vezes, o app informou que não havia motorista disponível em nenhuma das categorias oferecidas (carro, carro de luxo, táxi e moto). A informação chegou imediatamente após o pedido, sem deixar o passageiro esperando. Na terceira vez, no mapa, indicava um veículo disponível, mas, após o pedido, nenhum confirmou o atendimento.
– O Diário entrou em contato, por telefone e por mensagem na página do Facebook, com representantes do app, mas não obteve resposta até a publicação dessa reportagem
GARUPA
– Até o dia dessa publicação, não estava disponível para donwload na Apple Store e Google Play. De acordo com Antônio Matos, diretor comercial do Garupa, a ideia é estar em funcionamento ainda em abril e mais de 100 motoristas já estão inscritos para prestar o serviço.
Ainda de acordo com Matos, antes de ser oferecido, os motoristas devem ter orientações de conduta. O Garupa ainda não funciona em nenhuma cidade (embora tenha um app de mesmo nome em funcionamento do Rio de Janeiro). Santa Maria será a pioneira.
WEB CAR
– Durante três dias consecutivos, foi pedido uma corrida. Nenhum motorista aceitou a corrida. O problema é que, nas três tentativas, só foi informado que não havia motorista após 13 minutos de espera
– Na página do app no Facebook a última postagem feita convidava as pessoas a baixar o aplicativo. Nesse mesmo dia, o Diário tentou fazer o teste
– O que disse Luciano Antunes da Silva, sócio-proprietário: O app chegou a contar com 55 carros atendendo corridas na cidade mas, com o desligamento do gestor local da empresa, eles estão em processo de recadastramento de motoristas e que, em cerca de 10 dias, deve funcionar novamente. Quando voltar a funcionar, a bandeirada deverá custar R$ 3,50 e na estreia terá um preço promocional que deve variar entre R$1,20 e R$ 1,50 o km + R$ 0,20 por minuto. Eles dizem que, em municípios onde há lei para o serviço, estão se adequando e, que assim que Santa Maria tiver uma lei criando regras, deverão obedecê-la.
CHAMA TÁXI
– O app não foi encontrado para download nem na Apple Store nem na Google Play
– O aplicativo, da Associação da dos Condutores de Táxi de Santa Maria (Atasm) entrou em funcionamento em 2015 e foi suspenso, segundo o presidente da associação, há cerca de cinco meses. Volmar Arruda, responsável pelo app, disse que o app foi suspenso por causa do trânsito de Santa Maria. “As pessoas pediam uma corrida, e o motorista, mesmo que não estivesse muito longe, às vezes demorava para chegar se precisasse passar por ruas como a do Acampamento, ou a Avenida Presidente Vargas, por exemplo. Com isso, muitas pessoas acabavam cancelando a corrida” explica Arruda. Ele disse que pediu à prefeitura para que os táxis pudessem usar o corredor de ônibus, na Acampamento, mas a secretaria avaliará a possibilidade com a equipe técnica.