débora ferreira
debora.ferreira@diariocatarinense.com.br
Santa Catarina na rota da chama que anuncia os jogos olímpicos
Santa Catarina é um dos estados brasileiros a receber a tocha olímpica. A chama que anuncia a chegada dos jogos traz consigo significados importantes que perduram por décadas e que tornam este momento ainda mais especial.
Conta a história que a chama olímpica é uma referência ao fogo que queimava em homenagem à deusa Hera e representa a pureza e a eterna juventude olímpica. Ela é o elo que liga o berço da Olimpíada, na Grécia, aos jogos contemporâneos. Foi na Olimpíada de Berlim, em 1936, que milheres de pessoas carregaram pela primeira vez a tocha, anunciando o início dos jogos.
Desde a Olimpíada de Helsinque, em 1952, a tocha é acesa em uma cerimônia no Templo de Hera, na cidade de Olímpia, na Grécia. Raios de Sol refletidos por uma skapia, uma espécie de espelho côncavo, dão origem à chama. Mulheres vestidas de sacerdotisas acendem a tocha entre 90 e 100 dias antes do início dos jogos. Assim começa o ritual.
Reza a tradição que o revezamento da tocha simboliza os mensageiros da Grécia Antiga que viajavam pelas cidades anunciando a data dos jogos e convidando as pessoas.
A chama olímpica carregada por cerca de 12 mil pessoas até o início da Olimpíada do Rio de Janeiro teve início desta mesma forma. Após ser acessa em Olímpia, percorreu cidades da Grécia até chegar a capital Atenas. De lá, é transportada ao país sede. Desde que chegou ao Brasil foi montado um circuito por onde a chama passará e a partir do dia três de julho será a vez dos catarinenses carregarem a chama que representa o maior evento esportivo do planeta.
A partir de hoje e pelos próximos 30 dias contaremos a história de alguns dos escolhidos para participar deste momento especial. Os participantes foram selecionados pelo exemplo de dedicação ao esporte ou à comunidade, sejam eles grandes personalidades esportiva ou anônimos com belas lições de vida.
No dia 3 de julho São Lourenço do Oeste, Concórdia e Chapecó receberão a tocha olímpica. Serão os primeiros municípios catarinenses e anunciar a chegada oficial dos jogos. Porém, iremos pontuar como chegada oficial ao Estado a partir do dia 9 de julho, quando a chama passa por Araranguá e segue o circuito pela Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e região Norte.
Débora Ferreira
Produção e textos
debora.ferreira@diariocatarinense.com.br
marcos castiel
Edição
marcos.castiel@diariocatarinense.com.br
Fabiano Peres
Design e projeto gráfico
fabiano.peres@diariocatarinense.com.br
leonardo gomes
Ilustração
leonardogomesdasilva@horasc.com.br