OS ENVOLVIDOS
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Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero): estatal responsável por gerir a maior parte dos aeroportos brasileiros, entre eles, Congonhas.
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Agência Nacional de Aviação Civil (Anac): autarquia que regula o setor e fiscaliza a atuação de empresas aéreas e da Infraero.
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Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa): órgão da Aeronáutica que tem a missão de investigar e prevenir acidentes aéreos no Brasil.
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Airbus: fabricante da aeronave A-320
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TAM: companhia responsável pelo voo JJ 3054
A TAM
- Segundo o Cenipa, o setor de segurança de voo da TAM tinha apenas 21 profissionais qualificados para fiscalizar 5,5 mil tripulantes voando em 109 aeronaves no Brasil e no Exterior.
- Segundo o MPF, o então diretor de Segurança de Voo da TAM, Marco Aurélio dos Santos de Miranda e Castro, teria se omitido ao não direcionar as aeronaves para outro aeroporto e não alertar comandantes da mudança do manual da Airbus.
- Os pilotos só saberiam da nova norma quando voavam em uma aeronave com um reversor inoperante e, aí, tinham de consultar o manual.
- O avião carregava 2,4 toneladas a mais de querosene (foi abastecido em Porto Alegre porque o combustível estava mais barato do que em São Paulo), o que exigiria mais 46 metros de pista para frear.
- O que foi feito:
- O Cenipa emitiu 24 recomendações para que a TAM mudasse procedimentos, mas a empresa não informou se acatou ou não.
- Em conta a ZH, disse que "não comentaria o assunto, ja que ainda há um processo criminal em andamento".
A PISTA
- Sete alertas sobre o baixo atrito da pista _ que facilitaria derrapagens – foram emitidos pelo Cenipa para a Infraero até 2007.
- A Justiça Federal chegou a proibir o funcionamento com chuva forte, mas a Anac conseguiu a liberação com a garantia de que instruíra as companhias a só pousar com todos os equipamentos funcionando. Não foi o caso do A-320 da TAM, que tinha um reversor inoperante.
- Nem Anac, nem Infraero inspecionaram a reforma da pista feita em maio. Aviões voltaram a pousar e decolar antes da implantação das ranhuras que evitam aquaplanagem (grooving).
- A textura do asfalto estava deficiente em 78% da pista. Na véspera do acidente, um avião da Pantanal deslizou e parou na grama.
- O que foi feito depois:
- O número de autorizações de pouso e decolagem foi reduzido de 38 para 30 por hora em Congonhas.
- De 1953 frequências de voo semanais, o aeroporto passou a receber 1624.
- Agora, é proibido pousar em Congonhas com algum sistema de frenagem inoperante.
- Grooving foi implantado e recebe vistorias semanais.