Cruzeiro do Sul (AC) – O Comando da Aeronáutica informou que uma aeronave C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) desapareceu, na manhã de ontem, quando realizava um voo entre as cidades de Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM).
A aeronave decolou às 8h30min, horário local, e deveria pousar em Tabatinga às 10h15min. De acordo com a FAB, 11 pessoas estavam no avião, que auxiliava a missão de vacinação do Ministério da Saúde na região.
Uma aeronave C-105 Amazonas decolou de Manaus com dois médicos, dois enfermeiros e 32 militares da equipe de resgate. Dois helicópteros H-60 Blackhawk fazem voos de padrão na mesma região. Uma aeronave de reconhecimento R-99 apoiará os trabalhos de busca. A FAB informou que montará uma base de operações de busca na cidade de Cruzeiro do Sul para auxiliar nos trabalhos.
O modelo C-98 Caravan foi desenvolvido no início dos anos 1980 nos Estados Unidos para transporte de pequenas cargas e passageiros em curtas
distâncias. No Brasil é utilizado desde 1987
em tarefas de apoio, utilitárias e de evacuação aeromédica. Também é usado pelo Correio Aéreo Nacional e em ações cívico-sociais do Exército brasileiro.
A enfermeira coordenadora da saúde indígena do Distrito de Alto Rio Juruá, Isna Silveira, informou ao portal G1 que a equipe voltava para Tabatinga (AM) e pegaria um barco até Atalaia do Norte (AM), onde vivia. A equipe da Funasa havia usado o município de Cruzeiro do Sul como base para a operação de vacinação realizada no Vale do Javaris, também em Atalaia do Norte (AM). Segundo a enfermeira, a equipe chegava mais rápido às aldeias partindo de Cruzeiro do Sul, por isso optava por essa rota.
– Eles saíram das aldeias e chegaram ontem aqui em Cruzeiro do Sul. Nós nos despedimos e eles voltaram para o Amazonas hoje de manhã. É terrível, porque criamos um vínculo. Estamos muito abalados – afirmou Isna.
A enfermeira contou também que a equipe é composta por homens e mulheres, entre elas, uma gestante.
Dois integrantes do grupo são
enfermeiros e os outros, técnicos em enfermagem.
| O avião |
| A aeronave é americana e fabricada pela empresa Cessna. A tripulação é composta por uma pessoa, e a capacidade máxima de passageiros é 14. |
Grupo RBSDúvidas Frequentes| Fale Conosco | Anuncie - © 2000-2012 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.
