clicRBS
Nova busca - outros
 

Jornal de Santa Catarina

12/11/2012 | N° 12726AlertaVoltar para a edição de hoje

GRANDE SP

25 mortes no fim de semana

Para o governador, a onda de violência está sob controle

SÃO PAULO - Em menos de 24h, a Grande São Paulo registrou pelo menos 17 assassinatos. Da tarde de sábado para a de domingo, sete morreram apenas na capital. A Região Metropolitana registrou pelo menos 25 mortes no fim de semana, entre a noite de sexta-feira e a de domingo. Mesmo assim, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) voltou a afirmar ontem que a violência em São Paulo está sob controle. A declaração foi dada durante a manhã em Carapicuíba. Sem determinar prazo, Alckmin ainda disse que a polícia já venceu o crime organizado no passado e vai vencer novamente.

Ao comentar a onda de violência enfrentada pela população, o governador pediu que as pessoas confiem na polícia paulista, que classificou como a mais bem preparada do país.

– Temos a melhor e a maior polícia do Brasil, com 135 mil policiais extremamente bem treinados. Além de alta tecnologia – afirmou.

Segundo Alckmin, a parceria estabelecida com o governo federal – que será oficializada hoje com a assinatura de um protocolo de intenções, em parceria com o Ministério da Justiça – deixará o Estado mais preparado para enfrentar o crime organizado. Ele listou três medidas que considera essenciais para esse objetivo: a remoção de líderes de facções para presídios fora de São Paulo, a criação de uma agência de inteligência integrada, que combaterá pontos estratégicos do tráfico, e o fortalecimento do Instituto de Criminalística (IC), para pesquisar o “DNA” da droga que sustenta o crime.

Sobre os casos de violência praticados por policiais militares, o governador afirmou que todos os episódios serão investigados pela Corregedoria e pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), que registra as chamadas “resistências seguidas de morte”.

Alckmin não quis comentar o caso envolvendo o soldado Edcarlos Oliveira, que foi preso em flagrante na madrugada de sábado após assassinar, por engano, dois homens em São Mateus, na zona leste da capital paulista.


Grupo RBSDúvidas Frequentes| Fale Conosco | Anuncie - © 2000-2014 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.