clicRBS
Nova busca - outros
 

Jornal de Santa Catarina

16/10/2010 | N° 12072AlertaVoltar para a edição de hoje

CATEGORIAS DE BASE

A evolução do futsal

Blumenau mantém a tradição de revelar talentos e conquistar títulos nas categorias de base

A temporada 2010 do futsal catarinense entra na reta final, com as fases decisivas dos estaduais das categorias base. Até aqui, Blumenau vem mantendo a tradição de revelar novos talentos e brigar por títulos. Das seis categorias de formação, as equipes de Blumenau seguem na briga por troféus em quatro. Só nas categorias Sub-9 (em que a Shalom é a atual vice) e Sub-11 (onde a AD Hering é a atual tricampeã), a cidade está eliminada (veja tabela).

O desempenho blumenauense não é em vão. O trabalho de formação no futsal de Blumenau é tido como referência no Estado. Segundo a Fundação Municipal de Desportos (FMD), cerca de 1,2 mil crianças e adolescentes participam dos polos do programa Iniciação Esportiva, divididas pelos cinco clubes filiados à Federação Catarinense de Futsal (FCFS) para disputar os estaduais: AD Hering, Apama, Shalom, Escola Barão do Rio Branco e Spaca Blu.

Os mais tradicionais são Apama e AD Hering, que dividem títulos e revelaram atletas que vêm se destacando nos últimos anos. Um exemplo é o pivô Lukaian, que atua na Rússia e vem sendo convocado para a Seleção Brasileira.

Valmir Serpa, técnico das equipes de base AD Hering, lembra que o clube trabalha com as categorias menores desde 1990. Mas foi só em 2005 que vieram os primeiros títulos, na Sub-9 e Sub-17. Atualmente, trabalha com 150 atletas de 5 a 20 anos.

– O trabalho desenvolvido em Blumenau é muito bom. Todos os anos tem algum time da cidade chegando nas finais – comentou.

Reginaldo de Souza, coordenador da Apama, trabalha desde 1994 com as categorias de base. Ele aponta o material humano e a organização dos clubes como os principais fatores para os bons desempenhos.

– Além de bons atletas, temos clubes sérios e organizados, que sabem como desenvolver esse trabalho – afirmou.

Doze dos 18 jogadores do atual elenco da AD Hering/Uniasselvi/FMD, que disputa o Estadual da Divisão Especial, começaram nas categorias de base de algum clube de Blumenau. Manter esses destaques na cidade é uma das preocupações dos dirigentes. Tiago Rau, supervisor do time adulto da AD Hering, afirma que, com o time profissional, os jogadores têm em quem se espelhar e querer ficar em Blumenau.

Neste final de semana, será dada a largada ao returno do Estadual da Divisão Especial, com o confronto entre o time de Blumenau (AD Hering/Uniasselvi/FMD) e Siderópolis, sábado, às 20h, no ginásio da AD Hering. Depois de terminar o primeiro turno com a melhor campanha, Blumenau luta para manter a regularidade e ficar com uma das quatro vagas no quadrangular semifinal, que vai reunir os campeões dos dois turnos, mais os dois times com o melhor índice técnico.

everton.siemann@santa.com.br

EVERTON SIEMANN

Grupo RBSDúvidas Frequentes| Fale Conosco | Anuncie - © 2000-2014 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.