clicRBS
Nova busca - outros
 

Jornal de Santa Catarina

27/03/2013 | N° 12840AlertaVoltar para a edição de hoje

MAREJADA

Festa de Itajaí é transferida para novembro

Com foco na gastronomia, evento ocorrerá junto com regata

ITAJAÍ - O planejamento da nova Marejada será apresentado só no fim de abril, mas já dá pra dizer que a cara da festa será bem diferente. A começar pela data. A festa saiu do calendário de eventos de outubro. Ontem, durante a cerimônia de apresentação da Regata Jacques Vabre, a prefeitura divulgou que a Marejada 2013 ocorrerá de 16 de novembro a 1º de dezembro, com foco na gastronomia não mais exclusivamente portuguesa e no mesmo período em que Itajaí recebe a regata transatlântica.

Segundo a secretária de Turismo de Itajaí, Valdete Orsi Campos, a mudança de data foi justamente para tentar atrair mais público, que fica dividido entre outras festas em outubro, e dar uma opção para os turistas e participantes da regata. O evento náutico partirá de Le Havre, na França, e deverá chegar em Santa Catarina a partir de 15 de novembro. A ideia inicial é criar uma espécie de circuito gastronômico, com pratos de vários países banhados pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo, lembrando o trajeto feito pelos barcos que participam da Jacques Vabre.

– Vamos montar uma espécie de cidade cenográfica para representar cada país de onde vamos buscar inspiração para fazer os pratos da festa – explica o diretor-geral da regata em Itajaí, Amílcar Gazaniga.

Dois shows nacionais estão previstos

A Secretaria de Turismo está formando parcerias com Senac e Univali para fazer treinamento com os setores de serviço em Itajaí.

– Nossa ideia é capacitar todos os setores da cidade, como taxistas e trabalhadores de restaurantes e hotéis, para receber bem estes visitantes. E que este legado fique, já que ano que vem teremos ainda os Jogos Abertos de Santa Catarina e depois a Volvo Ocean Race – diz a secretária.

Junto com a festa também ocorrerá o Festival de Música de Itajaí e estão programados pelo menos dois shows nacionais, ainda não definidos. Além disso, por causa da da regata, vários eventos envolvendo as embarcações e os competidores serão feitos durante a Marejada. Até porque eles ficarão até o último dia do evento, quando embarcam de volta aos países de origem.

geral@santa.com.br

JULIMAR PIVATTO

Grupo RBSDúvidas Frequentes| Fale Conosco | Anuncie - © 2000-2014 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.