A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado realiza nesta segunda-feira, na Câmara de Vereadores de Blumenau, uma conferência para debater o projeto que autoriza o governo a federalizar a Furb, o que permitiria a oferta de cursos gratuitos na universidade. A sessão é mais um passo no lento mas gradual avanço do projeto nos escaninhos de Brasília.
Efetivamente, o movimento pela federalização da Furb não é algo novo. Os registros históricos indicam que, em 1978, durante uma visita do presidenciável João Batista Figueiredo, a Acib entregou ao candidato uma lista de reivindicações, entre as quais se incluía o financiamento público da universidade. O assunto voltou à pauta em 1987, quando o então deputado federal Renato Vianna apresentou um projeto que a Câmara Federal arquivou alguns anos depois. Na década de 1990, o debate não encontrou eco em Brasília e somente em 2005, por iniciativa do então senador Leonel Pavan, a proposta ganhou novo impulso, com a apresentação do projeto que agora está em análise na Comissão de Educação do Senado. A indicação da senadora Ideli Salvatti como relatora da matéria reavivou a esperança de que, decorridos 30 anos de luta, o governo finalmente atenda o pleito do Vale do Itajaí, a única região de Santa Catarina que ainda não conta com o campus de uma universidade federal.
O breve retrospecto reforça a necessidade de uma ampla mobilização para a acolhida da proposta em Brasília, para o que será fundamental que a comunidade participe de forma expressiva na conferência promovida pela Comissão de Educação do Senado. O governo federal dá sinais positivos em relação ao projeto, mas torná-lo realidade não será uma tarefa fácil se as autoridades não se convencerem de que a federalização da Furb é, de fato, uma das prioridades da região. No plebiscito realizado no ano passado, o Vale do Itajaí deixou claro esse desejo. Mais de 96% das pessoas que participaram da consulta na comunidade regional manifestaram apoio à medida. A reunião dos senadores nesta segunda-feira será uma nova oportunidade para externar tal aspiração.
Grupo RBSDúvidas Frequentes| Fale Conosco | Anuncie - © 2000-2012 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.