clicRBS
Nova busca - outros
 

Jornal de Santa Catarina

28/03/2013 | N° 12841AlertaVoltar para a edição de hoje

ARTIGO

Símbolo da vitória

Vista por um só ângulo, a morte de Jesus Cristo teria representado um verdadeiro desastre. Pregado numa cruz entre dois ladrões, Ele causaria grande desilusão aos que o seguiram em sua vida pública e, especialmente, aos seus discípulos, aos quais, num ato de extrema humildade, lavara-lhes os pés. A cruz, porém, se transformaria no símbolo da vitória, porque ao terceiro dia ocorreu o que fora predito, ou seja, a ressurreição. Este é o ponto alto da Páscoa, sem qualquer paralelo à correria em busca de chocolates e quase puro sentido comercial.

À medida que o tempo passa, se percebe um maior distanciamento do ser humano com o lado espiritual, que, aliás, é a parte mais importante. Cada vez mais pessoas se deixam levar pela correria do dia a dia, onde o que importa é satisfazer os próprios caprichos.

Além de outros aspectos, a Páscoa é um momento mais que propício para que reflitamos acerca da atitude de dois personagens que se tornaram detestáveis, quais sejam, Judas Iscariotes e Pôncio Pilatos. O primeiro vendeu Jesus por trinta moedas de prata; o outro, num gesto de covardia, lavou as mãos como se estivesse transferindo a culpa da condenação aos que exigiam a morte do filho de Deus.

E nós, no mundo chamado pós-moderno, como estamos agindo? De que forma tratamos nosso semelhante quando ele precisa de apoio para vencer os momentos de angústia? Simplesmente lavamos as mãos e transferimos a responsabilidade sabe-se lá a quem? Com tal procedimento estaremos imitando Pilatos? Seguramente, sim, porque tudo que fizermos às outras pessoas com a finalidade de prejudicá-las, é a Deus que o fazemos. E sempre que traímos alguém, seja de que forma for, igualamo-nos a Judas.

Amor e compreensão são as palavras-chave para atingirmos novos horizontes em matéria de vida humana.

Feliz Páscoa!

NATAL MARCHI|Aposentado

Grupo RBSDúvidas Frequentes| Fale Conosco | Anuncie - © 2000-2014 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.