clicRBS
Nova busca - outros
 

Jornal de Santa Catarina

15/04/2013 | N° 12856AlertaVoltar para a edição de hoje

CAPA

Opa, gentleman

Psy tenta repetir sucesso de Gangnam Style com novo single e novo clipe

O novo clipe do cantor sul-coreano Psy, famoso pelo sucesso planetário Gangnam Style, foi visto por 10 milhões de vezes no YouTube em menos de 24 horas. O astro, cujo verdadeiro nome é Park Jae-Sang, interpretou sábado pela primeira vez a nova dança embalada pela canção Gentleman. O vídeo, postado na internet um dia depois que a música foi distribuída on-line em todo o mundo, registrou 10,7 milhões de acessos em 15 horas depois do lançamento.

O cantor sul-coreano fez sábado um grande show que foi transmitido ao vivo pelo YouTube para promover o novo hit e o novo videoclipe – veículo que foi um elemento fundamental para o sucesso mundial de Gangnam Style. Apesar da tensão militar com a Coreia do Norte, que ameaça com um conflito nuclear na Península Coreana e preocupa o mundo inteiro, 50 mil fãs foram apreciar o espetáculo no estádio de Seul, construído para a Copa do Mundo de 2002.

Psy lançou sexta-feira o single Gentleman, canção com ritmos eletrônicos contagiantes e que se refere a um “cavalheiro” que tenta seduzir as mulheres durante uma noitada. A melodia é rítmica e o texto contém mais palavras em inglês que Gangnam Style – na maior parte em sul-coreano –, demonstrando que Psy se dirige agora a um público internacional.

– Permita-me descrever como sou. Sou um homem encantador, tenho audácia e humor – canta em sul-coreano este artista gordinho de 35 anos, antes de acrescentar em inglês: – I’m a mother-father gentleman.

– Vou te fazer suar. Vou te fazer se molhar. Sabem quem eu sou? O Psy molhadinho – segue, em inglês.

A canção causou reações contraditórias nas redes sociais. Uma pesquisa entre duas mil pessoas no Daum.net, um dos principais sites de informação na Coreia do Sul, indicou que 38,9% das pessoas questionadas classificaram a canção de “boa ou muito boa” e 48,3% de “medíocre ou chata”.

Graças ao seu primeiro clipe, Gangnam Style, no qual o cantor fingia estar montado em um cavalo invisível, Psy se tornou uma celebridade mundial em 2012. A produção é uma sátira da vida dos novos ricos ociosos de Gangnam, o bairro rico de Seul, e se tornou em dezembro o vídeo mais visto da história do site e o primeiro a ser visualizado mais de 1 bilhão de vezes. Atualmente, já tem mais de 1,5 bilhão de visualizações.

Apesar das palavras em sul-coreano e dos passos de dança bizarros, o ritmo chiclete da melodia fascinou o grande público planetário, incluindo as celebridades e até o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Aqui na região, foi um dos grandes hits da Oktoberfest.

Será muito difícil repetir o sucesso de Gangnam Style? Provavelmente. No entanto, os críticos musicais sul-coreanos destacam que Psy não é um principiante. Já lançou seis álbuns e há mais de 10 anos percorre os palcos musicais de seu país, onde exibe seu estilo irreverente e exibicionista, bem diferente dos cantores consagrados do K-pop, o pop sul-coreano.

santa.com.br
No blog +Lazer (em santa.com.br/maislazer) confira o videoclipe de Gentleman.

 


Grupo RBSDúvidas Frequentes| Fale Conosco | Anuncie - © 2000-2014 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.