BLUMENAU - A Karsten anuncia na próxima segunda-feira que passará a adotar o nome Karsten no mercado norte-americano. Até hoje a empresa têxtil utilizava lá a marca Terrisol, comprada em 1996. A mudança será feita durante a Market Week, maior evento de produtos têxteis para casa dos Estados Unidos, que começou na sexta-feira em Nova York. A partir daí, a Terrisol passa a ser uma coleção Karsten de toalhas de praia.
Segundo o responsável pelo comércio exterior da Karsten, João Karsten Neto, o investimento em uma única marca mundial é fruto da reconhecida qualidade têxtil e design da empresa blumenauense. "Passaremos a utilizar o nome Karsten em embalagens e etiquetas, como meio de integrar as linhas de produto – praia, mesa e banho – visando promover o reconhecimento da marca , o que é a base de nossa estratégia de expansão internacional", explica Neto.
Atualmente, os Estados Unidos é o principal mercado da Karsten no Exterior, representando quase 60% do volume de exportação. Desde 1971 no mercado externo, a empresa vem exportando, nos últimos anos, pouco mais da metade do que produz. Em 2002, do faturamento bruto de R$ 303 milhões, R$ 184 milhões veio das exportações para 40 países, principalmente Estados Unidos, União Européia e América Latina.
Na Market Week, além das novidades na linha de banho, a Karsten apresenta a renovação das estampas nas toalhas de mesa e lança a coleção com catorze modelos de toalhas de praia com a licença Shrek, um personagem do filme de animação da Dreamworks, que é sucesso mundial, além do lançamento de toalhas de praia do filme Scooby Doo 2 e Looney Tunes, da Warner Bros.
|