clicRBS
Nova busca - outros

Indicadores Econômicos

Página inicial > Glossário

Glossário

P

País de destino
Para efeito de divulgação estatística de exportação, é aquele conhecido no momento do despacho como o último país ao qual os bens serão entregues.
País de origem
Para efeito de divulgação estatística de importação, é o país onde foram cultivados os produtos agrícolas, extraídos os minerais ou fabricados os bens manufaturados, total ou parcialmente, mas neste último caso, o país de origem é aquele no qual foi completada a última fase de processamento para que o produto adote sua forma final.
Passivo (Liability)
O passivo compreende todas as obrigações e dívidas de uma empresa.
Passthrough
Reflexo do aumento da taxa de câmbio sobre os preços internos, inflação. Quando o dólar se valoriza frente a moeda nacional, os produtos importados ficam mais caros e os produtores internos ganham uma margem maior para aumentar seus preços e ainda se manterem competitivos. Além disso, muitos produtos tem componentes importados e com o aumento do preço destes, os produtores repassam para o consumidor tais aumentos.
Password
Senha.
Patches
São correções que as empresas desenvolvedoras dos softwares disponibilizam para corrigir os bugs de seus programas.
Patrimônio
Conjunto de bens e direitos de uma pessoa ou empresa.
Patrimônio líquido
No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos e resultado de exercícios futuros, representa o patrimônio líquido, que é o valor contábil pertencente aos acionistas ou sócios.
PC (Personal Computer)
Computador pessoal.
PDAs (Personal digital assistants)
Assistente pessoal digital. Também são chamados de handhelds. Equipamento de dimensões reduzidas, dotado de grande capacidade computacional, cumprindo as funções de agenda e sistema informático de escritório elementar, com possibilidade de interconexão com um computador pessoal e uma rede sem fios.
PEA (População Economicamente Ativa)
Representa a população em condições de trabalhar.
Pen drive
Também chamado de memória USB Flash Drive. É um dispositivo de armazenamento constituído por memória flash tendo uma fisionomia semelhante a de um isqueiro ou chaveiro e um adaptador USB para interface com o computador.
Perfil de risco
É a classificação do investidor mais ousado, que tem pré-disposição a correr riscos.
Performance
Ela representa o desempenho obtido em alguma atividade. No mercado financeiro, uma taxa de performance é cobrada em fundos de investimentos quando a rentabilidade ultrapassa um mínimo acordado previamente.
Período de benefício
É o período durante o qual o participante e, quando for o caso, o beneficiário faz jus ao recebimento do benefício contratado.
Período de diferimento
É o período entre a data de inscrição e a data de concessão de um benefício de previdência privada.
Período indenitário
É o período durante o qual o segurador irá reembolsar despesas médicas. Este período é geralmente previsto nos seguros de perda de aluguel, pagamento de aluguel a terceiros ou no caso de interrupção da atividade profissional do segurado.
Permissionária
Sociedade corretora especialmente admitida no pregão de uma bolsa de valores da qual não possui título patrimonial.
Pessoal e encargos sociais
Despesas com o pagamento pelo efetivo exercício do cargo ou do emprego ou de função de confiança no setor público, quer civil ou militar, ativo ou inativo, exceto aqueles prestados sob condição de estagiários e por pessoas físicas sem vínculo empregatício, bem como as obrigações de responsabilidade do empregador.
Phishing
Fraude eletrônica para roubar dados pessoais e financeiros dos internautas. Os criminosos usam mensagens aparentemente idôneas de instituições ou pessoas conhecidas para induzir o usuário a clicar num link para o download de um arquivo ou para ser direcionado a uma página clonada. É um método para pescar (fish, em inglês) a senha (password) do usuário.
PIB (Produto Interno Bruto)
Valor da produção de todos os bens e serviços, medidos a preços de mercado em moeda de valor corrente, em um determinado período de tempo.
Pixel
É o menor ponto que forma uma imagem digital. O nome pixel vem da aglutinação de Picture Cel, célula de imagem.
PL (Participação no lucro)
Percentual do lucro que uma empresa distribui aos seus acionistas e/ou funcionários.
Plano
Termo utilizado para se referir em quantas vezes o valor da compra será parcelado. Por exemplo, plano 6 é o mesmo que em seis vezes.
Player
Participante de um mercado.
Plug and play
Conceito tecnológico de "conecte e use". Qualquer novo periférico é automaticamente reconhecido e devidamente instalado e configurado no sistema operacional.
Pó (Virar pó)
Gíria utilizada pelos profissionais do mercado financeiro, significando título e/ou investimento que perdeu totalmente o seu valor no mercado. Por exemplo, "meu investimento naquela ação virou pó".
Podcasting
É uma forma de publicação de programas de áudio pela internet que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Esses programas são chamados de podcasts.
Política de investimento
Na gestão de recursos de um fundo, por exemplo, é a definição das regras e forma de atuação de como determinado fundo será administrado.
Política de rendas
O governo estabelece uma política de rendas. Esta política estabelece controles diretos sobre a remuneração dos fatores diretos de produção envolvidos na economia tais como salários, depreciações, lucros, dividendos e preços dos produtos intermediários e finais.
População desocupada
A população desocupada, conforme a metodologia do IBGE, compreende as pessoas sem trabalho na semana de referência, mas que estavam disponíveis para assumir um trabalho nessa semana e que tomaram alguma providência efetiva para conseguir trabalho no período de referência de 30 dias, sem terem tido qualquer trabalho ou após terem saído do último trabalho que tiveram nesse período.
População economicamente ativa
Conceito utilizado pelo IBGE, a população economicamente é constituída pelas populações ocupada e desocupada.
População não economicamente ativa
Para o IBGE, a população não economicamente ativa é constituída pelas pessoas em idade ativa que não foram classificadas como ocupadas nem como desocupadas na semana de referência.
População ocupada
O conceito de população ocupada, utilizado na pesquisa de emprego do IBGE, compreende as pessoas que exerceram trabalho, remunerado ou sem remuneração, durante pelo menos uma hora completa na semana de referência ou que tinham trabalho remunerado do qual estavam temporariamente afastadas nessa semana.
Pop-up
Pequenas janelas que aparecem de repente sobre a tela, geralmente como publicidade indesejada.
Portabilidade
É a possibilidade do participante transferir, total ou parcialmente, a reserva matemática de benefícios a conceder do plano de previdência.
Portfólio
É um conjunto (carteira) de títulos e valores mantido por um fundo mútuo ou por um investidor.
Porto
Na exportação, é o porto ou localidade onde ocorrerá o efetivo embarque da mercadoria, ou seja, o último local habilitado do território nacional de onde sairá a mercadoria com destino ao exterior. Na importação, é o local onde ocorrerá o efetivo desembarque da mercadoria, isto é, o primeiro local credenciado do território nacional de onde chegará a mercadoria proveniente do Exterior.
POS (Point of Sale)
É aparelho usado para ler o cartão nas lojas, que intermedia a transação entre o cliente e a administradora.
Pós-fixado
Característica de um tipo de investimento onde a rentabilidade não é conhecida previamente, sendo determinada posteriormente, geralmente vinculado a algum tipo de indexador.
Posição em aberto
Saldo de posições mantidas pelo investidor em mercados futuros e de opções.
Poupança
Parcela da renda não utilizada para consumo.
Prazo de subscrição
Prazo fixado por uma sociedade anônima para que o acionista exerça seu direito de preferência na subscrição de ações de sua emissão.
Preço de exercício da opção
Preço por ação pelo qual um titular terá direito de comprar ou vender a totalidade das ações-objeto da opção.
Prefixado
Uma aplicação prefixada tem a sua rentabilidade conhecida previamente, ao contrário da pós-fixada. O investidor já sabe ao fazer a aplicação o valor em percentual da rentabilidade a ser recebida.
Pregão
Sessão durante a qual se efetuam negócios com papéis registrados em uma bolsa de valores, diretamente na sala de negociações e/ou através do sistema Cats Bovespa.
Pregão eletrônico
Veja Cats Bovespa.
Prejuízo
Quando as despesas de uma empresa são superiores às suas receitas.
Prejuízo acumulado
É quando uma empresa apresenta prejuízos por mais de um exercício contábil.
Prêmio
Preço de negociação por ação-objeto de uma opção de compra ou de venda.
Previdência privada
Planos privados complementares à previdência social, de caráter opcional e voluntário, com benefícios sob a forma de pecúlio ou renda.
Prime rate (taxa preferencial de juros)
Taxa de juros bancária cobrada dos clientes com as melhores avaliações de crédito. É determinada pelas forças de mercado que afetam o custo dos recursos de um banco e pelas taxas aceitáveis pelos tomadores de empréstimos. A taxa preferencial de juros tende a se tornar padrão em todo o setor bancário quando um banco importante muda sua taxa preferencial para um patamar mais alto ou mais baixo. É uma taxa de juros de importância fundamental, uma vez que empréstimos para clientes com avaliações de créditos inferiores estão freqüentemente atrelados a uma taxa preferencial. Embora a taxa preferencial dos grandes bancos seja o ponto de referência definitivo da ?melhor taxa? de mercado, muitos bancos, especialmente aqueles em regiões distantes, possuem um sistema duplo de avaliação, através do qual as empresas com alta avaliação de crédito podem tomar empréstimos a taxas ainda menores.
Primeira linha
É um jargão do mercado financeiro utilizado pelo mercado para classificar ações de maior liquidez ? aquelas que são mais negociadas. As ações de primeira linha também são conhecidas como Blue Chips.
Principal
É o valor de um empréstimo, não incluindo os juros a serem pagos.
Privatização
É o processo de transferência do controle acionário governamental para instituições privadas ou pessoas físicas.
Procura de trabalho
Conforme o IBGE, entende-se por procura de trabalho a tomada de alguma providência efetiva para conseguir trabalho, ou seja, o contato estabelecido com empregadores; a prestação de concurso; a inscrição em concurso; a consulta a agência de emprego, sindicato ou órgão similar; a resposta a anúncio de emprego; a solicitação de trabalho a parente, amigo, colega ou por meio de anúncio; a tomada de medida para iniciar negócio; etc.
Proponente
É o termo usado para o cliente que possui uma proposta para adquirir o cartão que esta sob aprovação.
Proposta
Representa a vontade do segurado de transferir o risco para o segurador. Pode ser preenchida pelo próprio segurado, pelo seu representante legal ou pelo corretor de seguros.
Proventos
Veja Benefícios.
Proxy
É a hipótese utilizada como referência para se estimar o valor de uma variável, antes de conhecê-la.
Pulverizar o risco
Significa distribuir ou dividir as responsabilidades do risco assumido.
Put
Veja Opção de venda de ações.
Grupo RBS