clicRBS
Nova busca - outros

Indicadores Econômicos

Página inicial > Glossário

Glossário

O

OECD
Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Oferta de direitos
Oferta feita por uma empresa a seus acionistas, dando-lhes a oportunidade de comprar novas ações por um preço determinado, em geral, abaixo do preço corrente do mercado, e dentro de um prazo relativamente curto.
Oferta pública
Emissões de títulos públicos realizadas pelo Tesouro Nacional e pelo Banco Central do Brasil por meio de leilão eletrônico. Podem ser realizadas com títulos registrados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e na Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip). Base Legal: Portaria STN no 341, de 14/07/00.
Oferta pública de compra
Proposta de aquisição, por um determinado preço, de um lote específico de ações, em operação sujeita a interferência.
Oferta pública de venda
Proposta de colocação, junto ao público, de um determinado número de ações de uma empresa.
OIT
Organização Internacional do Trabalho.
OMC
Organização Mundial de Comércio. É o órgão máximo do comércio mundial, lhe compete regular e fiscalizar a prática comercial entre os países.
Opção
Contrato que envolve o estabelecimento de direitos e obrigações sobre determinados títulos, com prazos e condições pré-estabelecidas.
Opção coberta
Quando há o depósito, junto a uma Bolsa de Valores, das ações-objeto de uma opção.
Opção de compra de ações
Direito outorgado ao titular de uma opção de, se o desejar, adquirir do lançador um lote-padrão de determinada ação, por um preço previamente estipulado, na data de vencimento da opção.
Opção de swap
É um contrato que envolve o estabelecimento de direitos e obrigações sobre swap, com prazos e condições preestabelecidas.
Opção de venda de ações
Direito outorgado ao titular de uma opção de, se o desejar, vender ao lançador um lote-padrão de determinada ação, por um preço previamente estipulado, na data de vencimento da opção.
Open market
Qualquer mercado sem local físico determinado e com livre acesso à negociação. No Brasil, tal denominação se aplica ao conjunto de transações realizadas com títulos de renda fixa, de emissão pública (LTN, BBC) ou privada (CDB).
Opep
Organização dos Países Exportadores de Petróleo.
Operação caixa
Operação através da qual um investidor vende a vista um lote possuído de ações e o recompra, no mesmo pregão, em um dos mercados a prazo. O custo do financiamento é dado pela diferença entre os preços de compra e venda.
Operação de câmbio
Uma operação de câmbio envolve a negociação de moeda estrangeira através da troca da moeda de um país pela de outro. Uma pessoa que pretende viajar para o Exterior precisa fazer uma operação de câmbio, trocando seus reais pela moeda do país a ser visitado.
Operação de câmbio flutuante
O câmbio flutuante é a taxa utilizada nas principais operações financeiras e na conversão de dólares de residentes. A operação de câmbio flutuante, é então o processo de conversão de reais em dólares, no mercado flutuante.
Operação de câmbio paralelo
É a conversão de reais por dólar no mercado paralelo (popularmente conhecido como mercado negro).
Operação de financiamento
Consiste na compra à vista de um lote de ações e a sua venda imediata em um dos mercados a prazo. A diferença entre os dois preços é a remuneração da aplicação pelo prazo de financiamento.
Operador Cats
Representante de uma sociedade corretora que executa ordens de compra e de venda de ações e ou opções, através do sistema Cats Bovespa.
Operador de pregão
Representante de uma sociedade corretora que executa ordens de compra e de venda de ações no pregão de uma bolsa de valores.
Operador do sistema eletrônico
O representante de uma sociedade corretora, que executa ordens de compra e de venda de ações e/ou opções pelo sistema de pregão de uma bolsa de valores.
Ordem
Instrução dada por um cliente a uma sociedade corretora para a execução de compra ou de venda de valores mobiliários.
Ordem a mercado
Quando só há a especificação da quantidade e das características de um valor mobiliário. Deve ser efetuada desde o momento de seu recebimento no pregão.
Ordem administrada
O investidor especifica somente a quantidade e as características dos valores mobiliários ou direitos que deseja comprar ou vender. A execução da ordem ficará a critério da corretora.
Ordem casada
Composta por uma ordem de compra e uma outra de venda de um determinado valor mobiliário. Sua efetivação só se dará quando ambas puderem ser executadas.
Ordem de financiamento
Constituída por uma ordem de compra ou de venda, de um valor mobiliário em um tipo de mercado e uma outra concomitante de venda ou de compra, de igual valor mobiliário no mesmo ou em outro mercado com prazos de vencimentos distintos.
Ordem discricionária
O gestor da carteira de títulos e valores mobiliários ou um representante de mais de um cliente estabelecem as condições de execução da ordem. Após executada, o nome do investidor, a quantidade de títulos e/ou valores mobiliários a ser distribuída e o preço.
Ordem limitada
Aquela que deve ser executada por um preço igual ou melhor do que o especificado pelo comitente.
Ordem on-stop de compra ou de venda
O investidor determina o preço mínimo pelo qual a ordem deve ser executada. Na ordem on-stop de compra é executada quando ? em uma alta de preços ? ocorrer um negócio igual ou maior do que o preço determinado. A partir desse momento a corretora vai executar a compra pelo preço mais próximo possível àquele solicitado pelo investidor. Já a ordem on-stop de venda será executada quando ? em uma baixa de preços ? ocorrer um negócio a um preço igual ou menor que o preço determinado. Ou seja, o investidor define que se sua ação cair até um determinado preço, a corretora deve vendê-la pelo melhor preço que conseguir no mercado.
Oscilação
Variação ? positiva ou negativa ? verificada no preço de um mesmo ativo em um determinado período de tempo.
Otimização do portfólio
É o processo de escolha de ativos de uma carteira, visando a eliminar eventuais riscos e tendo como meta uma determinada rentabilidade. Para cada rentabilidade esperada é escolhida uma composição de carteira que minimize os riscos corridos.
Overnight
Operações realizadas no open market por prazo mínimo de um dia, restritas às instituições financeiras.
Grupo RBS