clicRBS
Nova busca - outros

Indicadores Econômicos

Página inicial > Glossário

Glossário

N

Nasdaq
National Association of Securities Dealers Automated Quotation. A Nasdaq, que começou a operar em 1971, é conhecida por negociar ações das maiores empresas de tecnologia dos Estados Unidos. Além disso, é a principal instituição operando no mercado de balcão e a primeira bolsa eletrônica conectando compradores e vendedores.
Nasdaq 100 Index
Lançado em 1985, este índice inclui cem das maiores empresas não financeiras, norte-americanas e estrangeiras.
NBC-E
Notas do Banco Central ? Série Especial. São títulos cuja correção está atrelada à variação do dólar comercial e com um prazo mínimo de resgate de três meses e taxas de juros de 6% ao ano.
Negociação comum
Aquela realizada em pregão, entre dois representantes de diferentes sociedades corretoras, a um preço ajustado entre ambos.
Negociação direta
Realizada sob normas especiais por um mesmo representante de sociedade corretora para comitentes diversos. Os interessados nessa operação devem preencher o cartão de negociação ou digitar um comando específico ? no caso de negociação eletrônica ? indicando que estão atuando como comprador e vendedor ao mesmo tempo.
Negociação por terminais
Ver Cats Bovespa.
Nickname
Apelido, normalmente chamado de nick.
Nikkey
Este é o índice que corresponde às ações mais negociadas na Bolsa de Valores de Tóquio (Japão).
Nota de corretagem
Documento que a sociedade corretora apresenta ao seu cliente, registrando a operação realizada, com indicação da espécie, quantidade de títulos, preço data do pregão, valor da negociação, da corretagem cobrada e dos emolumentos devidos.
Nota do Banco Central do Brasil (NBC)
Título de responsabilidade do Banco Central do Brasil, emitido para fins de política monetária, exclusivamente sob a forma escritural, no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Título de rentabilidade pós-fixada, possuindo diversas séries, cada qual com índice de atualização próprio (dólar, taxa Selic etc). Lei no 4.595, de 31/12/64, art. 11, inciso V.
Nota do Tesouro Nacional (NTN)
Título de responsabilidade do Tesouro Nacional, emitido para a cobertura de deficit orçamentário, exclusivamente sob a forma escritural, no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Título de rentabilidade pós-fixada (a exceção da NTN-F), possuindo diversas séries, cada qual com índice de atualização próprio (IGP-M, dólar, TR etc). Base Legal:M.P. 2.096-89, de 25/01/2001; Decreto no 3.540, de 11/07/00; Decreto no 2.941, de 18/01/99; Portaria MF no 214, de 14/07/00.
Nota promissória
É um título que o tomador de um empréstimo assina, declarando dever um montante equivalente ao empréstimo tomado.
Nota técnica atuarial
É o documento que contém a descrição e o equacionamento técnico do plano de previdência previsto no regulamento.
Notas explicativas
Informações mais detalhadas sobre operações de uma empresa, que são adicionadas aos demonstrativos contábeis (balanço).
NTN (Notas do Tesouro Nacional)
São títulos de financiamento da dívida do Tesouro Nacional, que são pós-fixados com valor nominal de emissão em múltiplos de R$ 1.
NTN-D
São notas do Tesouro Nacional com prazo mínimo de três meses a um juros de 6% a.a.(ao ano) calculados sobre o valor nominal atualizado.
NTN-H
São notas do Tesouro Nacional com prazo mínimo de 90 dias, podendo ser nominativas ou negociáveis. A remuneração é pela TR, desde a emissão até o resgate.
Número de negócios
Total de transações feitas com o papel (ativo) ocorridas ao longo do dia, até o momento da consulta.
Grupo RBS