clicRBS
Nova busca - outros

Indicadores Econômicos

Página inicial > Glossário

Glossário

L

Lan House
Estabelecimento comercial onde as pessoas podem pagar para utilizar um computador com acesso à Internet e a uma rede local com o principal fim para jogos em rede.
Lançador
No mercado de opções, aquele que vende uma opção, assumindo a obrigação de, se o titular exercer, vender ou comprar o lote de ações-objeto a que se refere.
Lançamento de opções
Operação de venda que dá origem às opções de compra ou de venda.
Lance
Preço oferecido em pregão para a compra ou venda de um lote de títulos, através de representantes das sociedades corretoras.
Laptop
Também chamado de notebook. É um computador portátil, leve, que pode ser levado a qualquer lugar.
Lastro
Garantia implícita em um ativo. Dizemos, por exemplo, que uma moeda tem lastro quando o seu valor é garantido e não se questiona sua aceitabilidade.
LCD (Liquid Crystal Display)
Monitor de cristal líquido.
Leilão especial
Sessão de negociação em pregão, em dia e hora determinados pela bolsa de valores em que se realizará a operação.
Letra de câmbio
Título de crédito emitido por sociedade de crédito, financiamento e investimento, utilizado para o financiamento de crédito direto ao consumidor.
Letra do Banco Central do Brasil (LBC)
Título de responsabilidade do Banco Central do Brasil, emitido para fins de política monetária, exclusivamente sob a forma escritural, no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Título de rentabilidade pós-fixada, definida pela Taxa Selic. Base Legal:Lei no 4.595, de 31/12/64, art. 11, inciso V.
Letra do Tesouro Nacional (LTN)
Título de responsabilidade do Tesouro Nacional, emitido para a cobertura de déficit orçamentário, exclusivamente sob a forma escritural, no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Título de rentabilidade prefixada. Base Legal:M.P. 2.096-89, de 25/01/2001; Decreto no 3.540, de 11/07/00; Portaria MF no 214, de 14/07/00.
Letra Financeira do Tesouro (LFT)
Título de responsabilidade do Tesouro Nacional, emitido para a cobertura de déficit orçamentário, exclusivamente sob a forma escritural, no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Título de rentabilidade pós-fixada, definida pela Taxa Selic. Base Legal:M.P. 2.096-89, de 25/01/2001; Decreto no 3.540, de 11/07/00; Portaria MF no 214, de 14/07/00. Modalidade de empréstimo do governo brasileiro, na qual ele lança LFTs no mercado para captar recursos. As instituições financeiras interessadas compram essas LFTs (portanto cedendo dinheiro ao governo) e as resgatam no período e valores previamente combinados. Estes papéis são pós-fixados, rendendo a taxa acumulada no mercado Selic.
Letra imobiliária
Título emitido por sociedades de crédito imobiliário destinado à captação de recursos para o financiamento de construtores e adquirentes de imóveis.
Libor
London Interbank Offered Rate (Libor) é a taxa interbancária do mercado de Londres. Taxa preferencial de juros oferecida para grandes empréstimos entre os bancos internacionais que operam em eurodólares (Eurodollars. Geralmente é base para outros grandes empréstimos em eurodólares a empresas e instituições governamentais com avaliação de crédito inferior. Exemplo, um país do Terceiro Mundo pode ser obrigado a pagart um ponto acima da Libor quando contrair empréstimos.
Limite de crédito
Valor máximo a ser utilizado mensalmente em compras pelo cliente.
Link
Qualquer parte de uma página Web que, ao ser clicada, direciona-se a outra página ou programa.
Liquidez
Maior ou menor facilidade de se negociar um título, convertendo-o em dinheiro.
Login
Conjunto de caracteres solicitado para os usuários acessarem determinada rede ou site.Login
Lote
Quantidade de títulos de características idênticas.
Lote fracionário
Quantidade de ações inferior ao lote-padrão.
Lote redondo
Lote totalizando um número inteiro de lotes-padrão.
Lote-padrão
Lote de títulos de características idênticas e em quantidade prefixada pelas bolsas de valores.
Lucratividade
Ganho líquido total propiciado por um título. Em bolsa, o lucro líquido proporcionado por uma ação, resultante de sua valorização em pregão em determinado período e do recebimento de proventos ? dividendos, bonificações e ou direitos de subscrição ? distribuídos pela empresa emissora, no mesmo intervalo de tempo.
Lucratividade média
Média das várias lucratividades alcançadas por um título em diversos períodos.
Lucro
Remuneração advinda de uma operação. O lucro é o resultado de receita menos despesa, dentro de um contexto empresarial.
Lucro bruto
É o resultado apurado do total de receitas menos o total de despesas de uma empresa, não considerando a dedução de imposto de renda e as participações.
Lucro líquido
É o saldo que resulta após a dedução de imposto de renda e diversas participações sobre o lucro bruto.
Lucro líquido por ação
Ganho por ação obtido durante um determinado período de tempo, calculado através da divisão do lucro líquido de uma empresa pelo número existente de ações.
Grupo RBS