clicRBS
Nova busca - outros

Indicadores Econômicos

Página inicial > Glossário

Glossário

I

Ibovespa
Índice da Bolsa de Valores de São Paulo. Reflete o comportamento das principais ações negociadas no pregão.
ICV-Dieese
Índice do Custo de Vida do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Medido na cidade de São Paulo. Refletindo o custo de vida de famílias com renda média de R$ 2,8 mil.
IGP-DI
Índice Geral de Preços ? Disponibilidade Interna. Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É a média ponderada do Índice de Preços no Atacado (IPA), com peso 6; de preços ao Consumidor (IPC) no Rio e SP, com peso 3; e do Custo da Construção Civil (INCC), com peso 1. Usado em contratos de prazo mais longo, como aluguel.
IGP-M
Índice Geral de Preços do Mercado. Mede a variação de preços no mercado de atacado, de consumo e construção civil. Este índice é formado pela soma ponderada de outros 3 índices: Índice de Preços ao Atacado (IPA), com um peso de 60%; Índice de Preço ao Consumidor (IPC), com um peso de 30%; e Índice Nacional de Construção Civil (INCC), com um peso de 10%. Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), pesquisado entre os dias 21 de um mês e 20 do seguinte. O IGP-M considera todos os produtos disponíveis no mercado, inclusive o que é importado.
IGP-10
Índice Geral de Preços 10. Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e elaborado com a mesma metodologia do IGP-DI e do IGP-M. A única diferença é o período de coleta de preços: entre o dia 11 de um mês e o dia 10 do mês seguinte. Usado como indicador de tendência da inflação.
Importação
Corresponde à entrada de mercadorias originárias do Exterior.
Importância segurada
Valor estabelecido pelo segurado como limite do seu direito de indenização.
Imposto de Renda
Imposto cobrado diretamente sobre a renda das pessoas e das empresas. No caso das pessoas, quanto maior a renda, maior a taxa do imposto incidente. Para as empresas, o percentual do imposto de renda depende do tipo da empresa e do regime de tributação no qual ela se enquadra.
INCC
Índice Nacional do Custo da Construção. Um dos componentes das três versões do IGP, o de menor peso. Reflete o ritmo dos preços de materiais de construção e da mão-de-obra no setor. Utilizado em financiamento diretos de construtoras/incorporadoras.
Indenização
E a importância que a companhia seguradora deverá pagar ao segurado no caso da efetivação de um risco coberto no contrato de seguro.
Indexador
É o índice contratado para atualização monetária dos valores.
Índice Brasil (IBX)
É um índice que mede o retorno de uma carteira hipotética composta por cem ações selecionadas entre as mais negociadas na Bovespa, em termos de número de negócios e volume financeiro, ponderadas no índice pelo seu respectivo valor de mercado.
Índice Brasileiro de Ações (IBA)
A exemplo do Ibovespa, é outro índice que mede o comportamento das bolsas de valores. O índice é composto por ações das empresas que estiverem presentes em, no mínimo, 80% dos pregões nos últimos seis meses, com, no mínimo, 10 operações em cada pregão.
Índice Dow Jones
Índice usado para medir a performance do mercado norte-americano, composto pelas 30 ações mais negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque ? New York Stock Exchange (Nyse).
Inflation targeting
Metas para a inflação.
INPC
Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Média do custo de vida nas 11 principais regiões metropolitanas do país para famílias com renda de um até oito salários mínimos, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
Insider
Investidor que tem acesso privilegiado a determinadas informações, antes que estas se tornem conhecidas do mercado.
Institucional (investidor)
Instituição que dispõe de vultosos recursos mantidos em certa estabilidade e destinado à reserva de risco ou à renda patrimonial e que investe parte dos mesmos no mercado de capitais.
Instituições financeiras
Conjunto de organizações que compõem o mercado financeiro. Dentre elas, podemos destacar: bancos comerciais, bancos de investimento, Caixa Econômica, cooperativas de crédito, sociedades corretoras e distribuidoras. As normas operacionais de todas as instituições financeiras são estabelecidas pelo Banco Central.
Instituidora
É a pessoa jurídica contratante, a qual os participantes estão vinculados e que efetua contribuição ao plano de previdência.
Instrução
Instrumento de normatização usado por instituições governamentais como o Banco Central ou a Comissão de Valores Mobiliários para regulamentar o mercado financeiro.
Interest Due Unpaid (IDU)
Um dos títulos de dívida externa do governo brasileiro de vencimento mais curto (vence em 2001), usualmente chamados de Bradies.
Internet
Rede mundial de computadores.
Internet Relay Chat (IRC)
Protocolo de comunicação bastante utilizado na Internet, basicamente como bate-papo e troca de arquivos, permitindo a conversa em grupo ou privada.
Intranet
Rede privativa de computadores, muito comum em empresas. Pode ou não estar conectada à Internet ou a outras redes.
Investimento
Emprego da poupança em atividade produtiva objetivando ganhos a médio e longo prazos. É utilizado, também, para designar a aplicação de recursos em algum tipo de ativo financeiro.
IOF
Imposto sobre Operações Financeiras. O IOF incide sobre o ganho da aplicação de fundos de renda fixa com liquidez diária de acordo com uma tabela regressiva, até o 29º dia da aplicação, estando isentos a partir do 30º dia.
IPC
Índice de preço ao consumidor. Calcula a variação dos preços de uma cesta de consumo média de uma determinada população.
IPC-Fipe
Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP, pesquisado no município de São Paulo. Reflete o custo de vida de famílias com renda de um a 20 salários mínimos.
Grupo RBS