clicRBS
Nova busca - outros

Indicadores Econômicos

Página inicial > Glossário

Glossário

G

Ganho de capital
Lucro obtido por meio da especulação com capital, incluindo compra e venda de ações, juros de investimentos financeiros, aluguéis, venda de imóveis e outras modalidades.
GAP
Um gap ("diferença" ou "intervalo") aparece quando o mercado de um título, sofrendo uma interrupção em sua negociação, provoca uma diferença entre o preço de fechamento e o preço de abertura do título. Um fato novo pode ter ocorrido neste intervalo, provocando uma reavaliação por parte dos investidores acerca do valor do título.
General Agreement on Tariffs ans Trade (GATT)
Tratado multilateral de comércio internacional firmado em 1947. O GATT rege-se por três princípios básicos: tratamento igual, não discriminatório, para todas as nações comerciantes, redução de tarifas por meio de negociações e eliminação das quotas de importação.
Gen-Saki
Mercado monetário japonês de curto prazo, utilizado como mercado secundário para compra e revenda de títulos de médio e longo prazo das empresas ou do governo.
Gestão
Ato de gerir a parcela do patrimônio público, sob a responsabilidade de uma determinada unidade. Aplica-se o conceito de gestão a fundos, entidades supervisionadas e a outras situações em que se justifique a administração distinta.
Gestão tesouro
Gestão de recursos previstos nos Orçamentos da União para os órgãos da administração direta. A gestão tesouro é, pois, a principal gestão desses órgãos. Os recursos que se destinam a fundos e entidades supervisionadas são considerados como gestão própria, porque, na sua transferência, foram registrados como despesa na gestão tesouro.
Gestor
Quem gere ou administra negócios, bens ou serviços.
Gilt edged
Denominação dos títulos emitidos em libras esterlinas pelo Banco da Inglaterra e conhecidos no mercado como "gilts" (dourados), pois o seu risco de default é mínimo.
Grupo de despesa
Classificação da despesa quanto à sua natureza, compreendendo os grupamentos, a saber:
1 - Pessoal e encargos sociais;
2 - Juros e encargos da dívida interna;
3 - Juros e encargos da dívida externa;
4 - Outras despesas correntes;
5 - Investimentos;
6 - Inversões financeiras;
7 - Amortização da dívida interna;
8 - Amortização da dívida externa;
9 - Outras despesas de capital.
Guia de Recebimento (GR)
Destina-se à arrecadação de receitas próprias, ao recolhimento de devolução de despesas ou ao acolhimento de depósitos de diversas origens.
Grupo RBS