clicRBS
Nova busca - outros

Indicadores Econômicos

Página inicial > Glossário

Glossário

E

E-card
Designação do cartão virtual, que só existe na internet e não é palpável. O cliente só possui o número do cartão. Só pode ser utilizado em compras pela internet.
Economicidade
Característica da alternativa, mais econômica para a solução de determinado problema.
Efetividade
Impacto de uma programação em termos de solução de problemas.
Eficácia
Capacidade da organização em cumprir as suas metas e objetivos previamente fixados.
Eficiência
Mede a capacidade da organização em utilizar, com rendimento máximo, todos os insumos necessários ao cumprimento dos seus objetivos e metas. A eficiência preocupa-se com os meios, com os métodos e procedimentos planejados e organizados a fim de assegurar otimização dos recursos disponíveis.
Elasticidade-renda dos tributos
A elasticidade-renda dos tributos corresponde à relação entre os acréscimos de receitas tributárias e os acréscimos de renda de uma nação. Matematicamente a elasticidade renda pode ser expressa pela seguinte equação: E = I/R ou (1+I) / (1+R), sendo I a variação dos impostos e R a variação da renda. Para acompanhar o crescimento das despesas públicas é necessário que o sistema tributário seja elástico em relação à renda, isto é, a arrecadação tributária deve apresentar um crescimento superior ao crescimento dos negócios e à renda interna de um pais.
Elemento de despesa
Desdobramento da despesa com pessoal, material, serviços, obras e outras meios de que se serve a administração pública para a consecução dos seus fins.
E-mail
Correio eletrônico. Possibilita a troca de mensagens e arquivos entre os usuários.
Emissão
Colocação de dinheiro ou títulos em circulação.
Emissão direta (não competitiva)
Emissões de títulos públicos realizadas diretamente aos mais diversos agentes econômicos, nos termos da lei. Destinam-se, principalmente, à securitização de dívidas da União, operações financeiras estruturadas, assunção e refinanciamento das dívidas de Estados, municípios e estatais.
Empenho da despesa
Ato emanado de autoridade competente, que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição; a garantia de que existe o crédito necessário para a liquidação de um compromisso assumido; é o primeiro estágio da despesa pública.
Empenho global
Destinado a atender despesa quantificada e de base liquidável, geralmente em cada mês, durante a fluência do exercício.
Empenho ordinário
Destinado a atender despesa quantificada e liquidável de uma só vez.
Empenho-estimativa
Destinado a atender despesa de valor não quantificável durante o exercício.
Empresa pública
Entidade empresarial, com personalidade jurídica de direito privado e participação única do Poder Público no seu capital e direção, na forma da lei, sendo de propriedade única do Estado. É pessoa jurídica de direito privado, sem privilégios estatais, salvo as prerrogativas que a lei especificar em cada caso particular, para a realização das atividades desejadas pelo Poder Público
Encargos de financiamento
Juros, taxas e comissões pagos ou a pagar, decorrentes de financiamentos interno ou externo.
Encargos financeiros da União
Recursos para saldar compromissos assumidos pela União, relativos à dívida interna e externa e às emissões de agente arrecadador do Tesouro, entre outros.
Encargos previdenciários da União
Recursos destinados a pagamento dos proventos de aposentadoria e pensões dos servidores civis e militares da administração direta da União e, através do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), a corrigir distorções de renda e assegurar especificamente ao servidor público a formação de um patrimônio individual progressivo.
Encargos sociais
Ver Pessoal e encargos sociais.
Endereço IP
É um número único, tal como um número de CPF, usado por máquinas (normalmente computadores) para se comunicarem entre si enviando informações pela Internet ou por redes locais. Ou seja, número que identifica um computador na rede.
Endividamento
Montante de dívidas de uma empresa, governo ou pessoa física.
Endosso
Transferência da propriedade de um título mediante declaração escrita, geralmente feita em seu próprio verso.
Entidade aberta de previdência privada
É toda entidade constituída com a finalidade única de instituir planos de pecúlios e/ou rendas, mediante contribuição regular de seus participantes.
Entidade fechada de previdência privada
É toda entidade constituída sob a forma de sociedade civil ou fundação, com a finalidade de instituir planos privados de concessão de benefícios complementares ou assemelhados ao da previdência social, acessíveis aos empregados ou dirigentes de uma empresa ou grupo de empresas, as quais, para os efeitos do regulamento que as regem, são denominadas patrocinadoras.
Entidade supervisionada
Entidade da administração descentralizada federal que integra a lei orçamentária anual.
Equalização de preços
Despesas para cobrir a diferença entre os preços de mercado e o custo de remissão de gêneros alimentícios ou outros bens.
Equilíbrio do mercado
Diz-se que um mercado financeiro está em equilíbrio quando os compradores e os vendedores chegam a um consenso quanto aos preços usuais dos ativos transacionados. Para haver um equilíbrio no mercado, a oferta e a procura de um determinado ativo devem ser razoavelmente equivalentes, caso contrário um dos lados ou quer comprar barato (oferta excessiva) ou vender caro (demanda excessiva), levando ao desequilíbrio do mercado.
Equity
É o patrimônio líquido. São os direitos residuais dos acionistas sobre os ativos da empresa, calculado subtraindo-se o passivo total do ativo total.
Erário
Tesouro ou Fazenda pública.
Esfera orçamentária
Especifica se a dotação orçamentária pertence ao orçamento fiscal, orçamento da seguridade social ou orçamento de investimento. O código da classificação é composto por dois algarismos, sendo:
10 - Orçamento fiscal
20 - Orçamento da seguridade social
30 - Orçamento de investimento
Especulação
Negociação em mercado com o objetivo de ganho, em geral a curto prazo.
Espelho da despesa
Relatório fornecido pelo Sistema Integrado de Dados Orçamentários (Sidor), contendo dados da despesa, tal qual foram inseridos na base de dados, em seu menor nível de inserção. O menor nível para as informações da despesa é o de subprojeto/subatividade, com ou sem o respectivo identificador de operação de crédito.
Espelho da receita
Relatório fornecido pelo Sistema Integrado de Dados Orçamentários (Sidor), contendo as informações de receita, em seus menores detalhes, da mesma forma que foram inseridos na base de dados. O menor nível de informação da receita, para inserção de dados, é o da unidade orçamentária.
Estabelecimento
É a loja ou prestadora de serviços que aceita os cartões de crédito da bandeira, para pagamento de bens ou serviços.
Estabilização
Estabilização significa reduzir ou diminuir a variação das taxas de algum indicador econômico para os níveis de países desenvolvidos.
Estado importador
Define-se como Estado importador a unidade da Federação do domicílio fiscal do importador.
Estado produtor
Para efeito de divulgação estatística de exportação, é a unidade da Federação onde foram cultivados os produtos agrícolas, extraídos os minerais ou fabricados os bens manufaturados, total ou parcialmente. Neste último caso, o Estado produtor é aquele no qual foi completada a última fase do processo de fabricação para que o produto adote sua forma final.
Estagflação
Situação na qual a economia de um país encontra-se simultaneamente em recessão e com inflação. Encontra-se estagnado.
Estágios da despesa
Os estágios da despesa são: empenho, liquidação e pagamento.
Empenho: é o ato emanado de autoridade competente que cria para o estado obrigação de pagamento, pendente ou não de implemento de condição;
Liquidação: é a verificação do implemento de condição, ou seja, verificação objetiva do cumprimento contratual;
Pagamento: é a emissão do cheque ou ordem bancária em favor do credor.
Estágios da receita
Os estágios da receita são: lançamento, arrecadação e recolhimento.
Lançamento: é a relação individualizada dos contribuintes, discriminando a espécie, o valor e o vencimento do imposto de cada um;
Arrecadação: é o momento em que os contribuintes comparecem perante aos agentes arrecadadores a fim de liquidarem suas obrigações para com o Estado;
Recolhimento: é o ato pelo qual os agentes arrecadadores entregam diariamente ao Tesouro Público o produto da arrecadação.
Estimativa da receita
A estimativa da receita é realizada visando a determinar antecipadamente o volume de recursos a ser arrecadado num dado exercício financeiro, possibilitando uma programação orçamentária equilibrada. É essencial o acompanhamento da legislação específica de cada receita onde são determinados os elementos indispensáveis à formulação de modelos de projeção, como a base de cálculo, as alíquotas e os prazos de arrecadação.
Estipulante
É a pessoa física ou jurídica que contrata um seguro a favor do segurado.
Estoque
Quantidade guardada de algum ativo para venda futura.
Estrutura de capital
Combinação de diversas modalidades de capital de terceiros e capital próprio por uma empresa. Conhecida também como estrutura financeira.
Etapa
Cada uma das partes estabelecidas para fornecimentos, obras ou serviços, em relação aos prazos ou cronogramas contratuais.
Euro
Moeda do Mercado Comum Europeu, que entrou em vigor no dia 01/01/1999.
Evento
Qualquer ato ou fato que deva ter tratamento pelo Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi).
Excedente financeiro
É o resultado apurado, durante o período do benefício do plano de previdência, pela diferença entre a taxa de rentabilidade líquida obtida pela aplicação dos recursos da reserva matemática de benefícios concedidos e a remuneração garantida, nos termos do regulamento e conforme a Nota Técnica Atuaria.
Excesso de arrecadação
"Entende-se por excesso de arrecadação, para fins deste artigo, o saldo positivo das diferenças acumuladas mês a mês, entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercício." TEIXEIRA, MACHADO in A Lei 4.320 Comentada, cita o método do professor Antônio Ramos Machado, para cálculo desse excesso.
Ex-direitos
Denominação dada a uma ação que teve exercidos os direitos concedidos por uma empresa.
Execução de ordem
Efetiva realização de uma ordem de compra ou venda de valores mobiliários.
Execução financeira
Utilização dos recursos financeiros visando atender à realização dos subprojetos e/ou subatividades, atribuídos às unidades orçamentárias.
Execução orçamentária da despesa
Utilização dos créditos consignados no Orçamento Geral da União e nos créditos adicionais, visando à realização dos subprojetos e/ou subatividades atribuídos às unidades orçamentárias.
Exercício de opções
Operação pela qual o titular de uma operação exerce seu direito de comprar ou de vender o lote de ações-objeto, ao preço de exercício.
Exercício financeiro
Período correspondente à execução orçamentária. No Brasil coincide com o ano civil.
Exercícios anteriores
Refere-se às dívidas reconhecidas, resultantes de compromissos gerados em exercícios financeiros anteriores àquele em que deva ocorrer o pagamento, que, por motivo de força maior, não foram objeto de empenho.
Exigível a longo prazo
Obrigações exigíveis normalmente após o término do exercício seguinte.
Exportação
Corresponde às mercadorias enviados ao Exterior.
Extrato de conta
Relatório de movimentações de dinheiro na conta corrente ou fundo de investimento.
Grupo RBS