Notícias

Vestibular  | 26/12/2008 11h42min

Uma boa redação faz a diferença

Prova dissertativa tem o peso de meia objetiva. Uma nota 10 equivale a 7,5 acertos na soma final dos pontos

FERNANDA MALLMANN  |  fernanda.mallmann@diariosm.com.br

Entrar para a faculdade tem suas implicações. Uma delas é saber escrever bem. E esse “escrever bem” é exigente. Cobra dos estudantes o uso padrão da língua portuguesa, bom vocabulário, clareza de idéias e objetividade. Não bastasse o resultado disso tudo ser um texto correto, ele ainda deve ser um texto criativo, usando originalidade na defesa de idéias e bons argumentos.

O parágrafo escrito acima pode causar apreensão em um vestibulando que não tenha muita intimidade com as letras. Mas o certo é que a redação conta pontos na hora de aprovar no vestibular. Por isso, fazer um bom texto significa mais chance de conquistar uma vaga na faculdade.

Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a nota da redação equivale à metade de uma prova objetiva, como ocorre com as demais disciplinas que têm 15 questões. Assim, a nota dada à redação pela banca de correção será convertida em número de acertos. Um aluno que tirar nota 10 na redação, por exemplo, terá 7,5 pontos somados ao número de acertos das demais provas.

Quem está se preparando para acrescentar os 7,5 pontos a sua nota no concurso da UFSM é a vestibulanda para Medicina Paola Martins Ozorio, 21 anos. Em outubro, ela participou da Promoção Cultural Redação Premiada, do Totem Vestibulares e com apoio da RBS TV. Depois de uma primeira seleção, Paola foi para a final, concorrendo com 30 pessoas. A redação dela foi a vencedora, com nota 10. Para quem também pretende escrever um bom texto, Paola sugere muita leitura – especialmente para perceber a escrita e as normas cultas da língua –, e a atenção aos assuntos atuais que sempre podem aparecer como tema na redação. Outra dica de Paola é não ter medo.

– É importante se soltar na redação. Não se pode ter medo de usar seus argumentos. Claro que é preciso ficar atento à estrutura do texto, mas não é só isso – comenta ela.

Para a professora de redação do Totem Viviane Cattelan Kauer, o prêmio de Paola foi merecido pelo conjunto do texto (veja a redação e a análise feita pela professora na página 11).

– Ela se mostra segura na defesa de suas idéias, expressa-se com clareza, é original e criativa. E o texto está escrito no português padrão – elogia Viviane.

Mudança – No vestibular 2008, a UFSM fez uma pequena modificação na estrutura da redação. A universidade deixou de exigir um texto dissertativo-argumentativo (dissertação com argumentos) e passou a cobrar um texto somente dissertativo. Assim, as possibilidades foram ampliadas. A UFSM pode continuar cobrando um texto dissertativo-argumentativo, mas também um dissertativo-informativo (só com informações) ou uma dissertação com exposição de uma experiência pessoal do aluno.
 

DIÁRIO DE SANTA MARIA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.