Sua região é

Guia de Moda e Beleza em Santa Catarina | hagah SC

Encontre tudo que você precisa sobre Moda e Beleza no hagah. Cabeleireiros, estéticas, academias, roupas e acessórios, maquiagem e muito mais em Florianópolis e em SC.

Buscar moda e beleza em Santa Catarina:
 

Notícias

Conteúdo: variedades-sc

Com que roupa eu vou? Tire suas dúvidas sobre trajes sociais

Dicas de estilos para homens e mulheres conforme o convite da festa

Ao receber um convite é comum algumas dúvidas surgirem com relação ao que vestir. O que seria Esporte Fino? E o Traje a Rigor? Essa dúvida surge justamente por que alguns eventos sociais apresentam essas definições bem específicas sobre trajes.

Siga a lista e acerte na hora de escolher a roupa certa para cada ocasião.

1) Se o convite pedir Esporte... ... não se assuste. É o traje mais tradicional que existe dentre os pedidos em convites.Basicamente é a roupa do cotidiano e serve para eventos ao ar livre ou mesmo que ocorrem com pela manhã ou pela tarde. O único alerta é que traje formal não significa qualquer tipo de roupa.
*Para Homens – O ideal é usar calças jeans ou de brim com uma camisa de tecido ou camisa pólo de malha. Não há necessidade de paletó ou mesmo gravata. Se estiver um clima meio frio, um blazer resolve. Para os pés neste caso é recomendado o chamado “sapatênis”, mas sapato sem cadarço e obedecendo as cores das meias fica bem também.
*Para Mulheres – O recomendado são calças lisas ou estampadas, vestidos leves e floridos – de alça, se puder -, terninhos, bermudas e as chamadas blusinhas. Nada de bolsas pequenas: apenas as médias e as grandes feitas com material menos social possível. Em outras palavras, bolsas coloridas são bem vindas. Os acessórios como brilhos, jóias, bijuterias e afins devem ser bem discretos e em poucas quantidades. E... nada de maquiagem.

2) No convite está escrito: Esporte fino ou Passeio. Um pedido intermediário para festividades e eventos que tenham algum relevância mais forte. A mescla atende ao mote do que está sendo organizado, ou seja, descontraído e sério ao mesmo tempo, como um lançamento de filme. Pode ir à vontade, mas alguns pontos devem ser observados.
*Para Homens – Nada melhor do que calças sociais ou de brim. Na parte superior o recomendado é um conjunto com uma camisa de tecido e um blazer. Camisa de malha com gola role é indicada para noites mais frias e os sapatos devem ser com bicos mais arredondados do que pontudos.
*Para Mulheres – O horário interfere na roupa. Caso o evento siga até as 18h, as senhoritas podem optar por túnicas, pantalonas (calças mais largas), tailleur com calça ou mesmo uma saia. Mas se o convite aponta para um evento noturno recomenda-se o popular pretinho básico: vestidos que vão até os joelhos (os chamados longuetes) feitos com tecidos mais nobres. Bolsas e sapatos do tamanho médio e brilhos moderados compõem o visual feminino neste traje.

3) Quando o encontro é sério e pede-se Passeio Completo ou Social. O mais rígido de todos e, ao mesmo tempo, o mais imponente. O traje sério deve ser usado em ocasiões de importância tal como reuniões, jantares ou encontro de encontros, apresentações e tudo que envolva profissionais mais importantes dentro de uma escala empresarial.
*Para Homens – É difícil de errar nesta ocasião. Um terno e uma gravata já resolvem tudo. O melhor é usar um terno liso e gravatas e sapatos escuros. Moleza para os homens.
*Para Mulheres – É a hora e a vez dos vestidos entrarem em cena. Podem ser muito longos a noite e um pouco mais curto (longuete de novo) de dia. Tailleurs de dia também são bem aceitos. Cuidado com os decotes, eles podem aparecer assim como as fendas e as transparências, mas devem ser moderados. Tecidos nobres e alta costura ao lado de joias finalizam o visual. Bolsas menores, sapatos ao gosto da mulher, cabelos e a maquiagem super bem trabalhados dão o toque a mais para a ocasião.

4) O mais chique de todos: Traje de Gala, Black Tie ou Traje a Rigor. Muitas pessoas optam por alugar essas roupas – algumas mulheres mandam fazer sob medida – portanto é uma roupa que não é usada com muita freqüência exceto por pessoas com alta rotatividade social. Você foi convidado com essas referências no convite? Se prepare para o glamour!
*Para Homens – Usa-se o Smoking, de preferência preto. Uma costureira é recomendado para ajustar o caimento , justamente para compor cada detalhe. A gravata deve ser borboleta e os sapatos devem ser pretos e podem ou não ser de verniz.
*Para Mulheres – Apenas vestidos longos. A bainha deve estar abaixo do tornozelo e vale até uma pequena cauda – nada de quilômetros de tecidos aqui. Aqui está liberado o uso de decotes, das aberturas laterais ou nas costas, das transparências nos detalhes da roupa e dos elementos brilhantes como pedrarias e jóias. O salto alto com meias de seda fina é fundamental, assim como uma carteira pequena ou de metal. O negócio é brilhar e aparecer, por isso joias, estolas e echarpes estão liberados. Cabelos soltos apenas em raras ocasiões, eles devem permanecer presos e a maquiagem precisa estar impecável.

HAGAH
Jefferson Bottega  / clicRBS

Nomenclaturas para cada estilo de roupa costumam gerar confusão
Foto:  Jefferson Bottega  /  clicRBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

Moda e Beleza 
Fire Ombré é tendência para os cabelos

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie

© 2006 - 2013 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS