Guia de Saúde em Santa Catarina | hagah SC

Encontre tudo que você precisa para sua saúde no hagah. Clínicas, hospitais, médicos, cirurgia plástica, exames, farmacias, dentistas e muito mais em Florianópolis e em SC.

Buscar por saúde em Santa Catarina:
 

Notícias

Aos 76 anos, Zagallo anuncia aposentadoria

Tetracampeão diz que não tem mais idade para dirigir clubes ou a Seleção

Protagonista de quatro dos cinco títulos mundiais conquistados pela Seleção Brasileira, Mario Jorge Lobo Zagallo anunciou nesta segunda que, aos 76 anos, chegou a hora da aposentadoria. A partir de agora, um dos maiores nomes do futebol mundial vai acompanhar o esporte apenas como “torcedor”.

– Estou aposentado. Não pretendo voltar a ser treinador de clube ou seleção. Quase não estou vendo futebol – disse o ex-jogador em entrevista à agência EFE 13 meses após deixar o cargo de coordenador técnico da Seleção Brasileira.

– Não pedi para sair. Se me perguntassem se eu queria continuar, continuaria. Ainda tenho condições. Mas todo mundo sabe que sempre que se perde uma Copa há mudanças na comissão técnica e eu não seria uma exceção – explicou.

O cargo de coordenador técnico foi o seu último vinculado ao futebol. Ao receber a notícia da demissão após o fracasso do Brasil na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, ele disse que não pretendia se aposentar e que esperava o convite de alguma equipe.

Mas agora, após uma operação na qual lhe retiraram parte do estômago, o duodeno e a vesícula, Zagallo concluiu que chegou o momento de pensar na aposentadoria. O homem que se acostumou a ser um vencedor no futebol perdeu 16 quilos desde a cirurgia.

– Estou aposentado, mas se surgir algum convite para trabalhar como coordenador ou conselheiro, posso pensar, embora não aceite nada como técnico – afirmou, após ressaltar que não está com idade para suportar a pressão por resultados.

– Entrei no futebol no início de 1948, como jogador juvenil do América-RJ. Foram 60 anos. Só parei depois da Copa de 2006 – lembrou, garantindo que sua família está feliz com sua aposentadoria.

Em seis décadas, Zagallo conquistou quatro títulos mundiais: foi campeão como jogador na Suécia, em 1958, e no Chile, em 1962, como técnico no México, em 1970, e como coordenador técnico nos Estados Unidos, em 1994.

– Tenho a felicidade de ser o único “tetracampeão” do mundo. Deus me iluminou. É difícil que alguém alcance essa marca, inclusive por problemas de idade. Eu tive uma seqüência de jogador a treinador. Ser campeão quatro vezes como jogador é difícil. E para ser campeão quatro vezes como jogador e técnico, é preciso se transformar em técnico e conquistar a Copa, o que é mais difícil ainda – encerrou o Velho Lobo.

EFE
Urs Flueeler / EFE

Zagallo diz que agora é apenas torcedor
Foto:  Urs Flueeler  /  EFE


Notícias Relacionadas

Zagallo se surpreende com declarações de Teixeira
Zagallo diz que vão ter que engolir o Dunga
Zagallo é internado com desidratação no Rio

Mapa do Site | Dúvidas Frequentes | Fale com o hagah | Anuncie

© 2006 - 2013 hagah.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS