LAGUNA: pesca, turismo e patrimônio histórico

Com 18 praias, Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina, tem como base econômica a pesca e o turismo. A cidade tem mais de 600 casas e monumentos tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional. O maior farol da América do Sul fica na cidade. O Farol de Santa Marta existe desde 1891 e é o segundo maior do mundo. Atualmente, o local serve de ancoradouro para pequenas embarcações. A beleza das praias é ampliada com a aparição dos botos. No inverno, eles ajudam os pescadores na captura da tainha. Terra da heroína da Revolução Farroupilha, Anita Garibaldi, Laguna conserva um museu e a casa de Anita.

As praias

(Andréa Farias/05/12/2008)

Prainha do Farol

Boa para prática do surfe, a Prainha do Farol, também conhecida somente como Prainha, é uma das mais famosas de Laguna justamente por abrigar o Farol de Santa Marta. Lá estão localizadas várias opções de restaurantes e pousadas.
Não se pode deixar de conhecer essa praia especialmente pela beleza do farol, construído por franceses em 1891. Para chegar até ele é preciso percorrer uma estrada de terra entre as dunas ou percorrer uma travessia de balsa.

Mar agitado

Bom para surf

As praias

(Marcelo Becker)

Praia do Mar Grosso

Com três quilômetros de extensão, a Paia do Mar Grosso é a mais frequentada de laguna durante todo o ano por ser a mais próxima do Centro da cidade. O local tem a melhor infraestrutura para receber turistas na cidade, conta com bares, restaurantes, hotéis e lojas diversas.
No Mar Grosso é comum ver surfistas na água e pessoas caminhando pela orla ou jogando frescobol e futebol. Lá também ocorre o melhor carnaval da cidade.

Praia movimentada

Vários bares e restaurantes

(Marco Bocão/26/01/2007)

Ypuã

Recentemente urbanizada, Ypuã é uma das mais belas praias de Laguna. Também é conhecida como ilhota. Lá, ondas perfeitas fazem a alegria dos surfistas. Mas outras modalidades como kitesurf também são praticadas. No inverno as baleias franca visitam o local.

 

Mar agitado

Bom para surf e outros esportes

Mar bom para mergulho

Praia quase deserta

Eu indico

(Frederico Rozário, TV Globo)

Sossego em Ypuã

"Pode-se surfar, mergulhar e pescar sem ninguém", Edson Gaidzinski Júnior, presidente-executivo da Eliane.

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.