clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Temporada  | 24/02/2012 15h21min

Rume ao Sul de SC e escolha entre águas termais e rota cheia de cachoeiras

Em um dia, é possível visitar Gravatal e São Martinho, no Sul do Estado

Prepare o biquíni e a sunga. Mas seu destino não será o Litoral, e sim o interior do Estado. Isso mesmo, o Sul de SC foi agraciado com um manancial que garante férias tão divertidas quanto aquelas tiradas na orla.

Para investir nessa mudança de rota, a Revista de Verão preparou um roteiro das águas no Sul do Estado. Em Gravatal, a água termal brota de uma fonte com temperatura de 37ºC. Suas propriedades terapêuticas são recomendadas àqueles que precisam relaxar e estimular a circulação e a atividade celular. Já na vizinha São Martinho, cachoeiras com águas geladinhas garantem o banho que lava a alma. Em um dia, você pode visitar os dois locais. São cerca de 30 quilômetros entre as cidades.

Conforto em Gravatal

Localizada entre a serra e o mar, em um vale de natureza exuberante, Gravatal também oferece ótima estrutura turística. Quase tudo no município gira em torno do bairro Termas do Gravatal, onde está a fonte que abastece o complexo termal formado por cinco hotéis e um apart-hotel com piscinas externas, internas, banheiras coletivas e individuais e um parque aquático.

As águas, captadas de uma fenda subterrânea, com 36ºC de temperatura, são radiativas e ricas em lítio e flúor. Por isso, são indicadas para o tratamento de enfermidades como reumatismo, asma, úlcera, cálculo renal e hipertensão.

Termas do Gravatal tem jeitinho de cidade pequena e atmosfera sossegada. Por ali, charretes são utilizadas como meios de transporte para deslocamentos no bairro ou então para passeios turísticos nos arredores.

Mesmo quem não está hospedado nos hotéis com águas termais pode aproveitar os banhos quentinhos e medicinais. É que recentemente Gravatal ganhou seu primeiro parque aquático, que funciona em sistema de day use (R$ 20). Anexo ao Hotel Termas, o parque tem estrutura de lazer, piscinas adulto e infantil, tuboáguas e uma lanchonete. Por um valor mais elevado, também há um day use da estrutura do hotel, que inclui o parque, as banheiras e piscinas internas e também um almoço.

Para quem gosta de turismo ecológico e ecoturismo, vale a pena visitar São Miguel, região montanhosa com clima bucólico a cerca de quatro quilômetros das Termas do Gravatal. As propriedades rurais da localidade integram a Acolhida na Colônia, uma rede internacional de agroturismo ecológico.

O roteiro da acolhida inclui a Casa do Mel Bioápis, que, além de mel e derivados, produz molhos e doces orgânicos, e a Pousada do Vô Juca, um casarão antigo onde são servidas refeições coloniais. A visita ao Sítio do Vô Pedro é indicada da para famílias com crianças, pela quantidade de animais dóceis, principalmente os cavalos. É preciso agendar as visitas com antecedência.

Quem está passando uns dias em Gravatal, além de São Martinho, pode fazer passeios pela Serra do Rio do Rastro, Urubici (na Serra Catarinense) e Laguna, distante cerca de 40 minutos de carro.

:: Das piscinas para a colônia

Hotel Termas
Fone: (48) 3648-9200
www.hoteltermas.com.br

Hotel Internacional
Fone: (48) 3648-8118
www.hotelinternacionalgravatal.com.br

Apart-Hotel lntergravatal
Fone (48) 3648-2033
www.cahti.com.br 

Casa do Mel Bioápis
Fone: (48) 9956-8092

Pousada do Vô Juca
Fones: (48) 9966-1244 / 9949-3002

Sítio do Vô Pedro
Fone: (48) 3256-0131

Acolhida na Colônia
Fone: (48) 3654-0186
www.acolhida.com.br


Natureza em São Martinho

Com aquela aura de cidade pacata que inspira tranquilidade, São Martinho também exibe o charme característico das cidades colonizadas por alemães. Casas em enxaimel, canteiros bem cuidados e jardins floridos compõem o cenário do município fundado por imigrantes alemães em 1860.

A cidade é banhada pelo Rio Capivari. Ele e seus afluentes é que garantem as muitas quedas d´água. No Centro, vale a pena visitar a Casa de Cultura (Kultur Haus). A graciosa casa abriga o acervo do Museu do Colonizador, com peças que contam a história da colonização de São Martinho.

Perto dali, no sítio Salto das Águas, no Alto São Martinho, o visitante aproveita o banho de cachoeira no sopé do Morro dos Koch, rodeado por trilhas de bromélias, com estrutura de pousada e restaurante. Na mesma região está também o Salto de Cima.

Mas a maioria dos atrativos interessantes da região está no interior do município, na localidade de Vargem do Cedro, a cerca de 10 quilômetros da sede. Por ali, a sensação é de que o tempo não passa. No caminho para Vargem do Cedro fica o Salto do Rio Capivara. O local, com infraestrutura para receber turistas (restaurante, lanchonete e piscinas) ,destaca-se pela beleza da queda d'água que forma uma gostosa piscina, que costuma ficar movimentada no verão.

Um pouco mais à frente, em direção a Vargem do Cedro, está o Recanto da Natureza, com pousada, restaurante, pesque-pague, piscina, campo de futebol e passeios a cavalo. Depois do mergulho em um desses locais, a dica é matar a fome no farto café colonial da Fluss Haus, que está instalada sobre um riacho adaptado para a criação de carpas. O local também tem venda de biscoitos artesanais típicos alemães, que são vendidos em todo o país.

Também aproveite para comprar, nos pequenos comércios e quiosques na sede e no caminho para Vargem do Cedro, produtos coloniais como mel, compotas, conservas, cachaça e açúcar de engenhos locais.

Avisos importantes: a estrada de São Martinho a Vargem do Cedro é de terra. Com chuvas, piora; a maioria dos estabelecimentos abre somente nos fins de semana.

:: Mergulhe antes, encha a barriga depois

Salto das Águas
Fone: (48) 3645-0321
www.saltodasaguas.com.br

Recanto da Natureza
Fone: (48) 3645-6133
www.recantodanatureza.tur.br

Salto do Rio Capivara
Fone: (48) 3645-6166 r. 23

Salto de Cima
Fones: (48) 3645-6158 / 3645-6084

Fluss Haus (Café colonial)
Fone: (48) 3645-6306
www.flusshaus.com.br

Kultur Haus (Casa da Cultura)
Fone: (48) 3645-6100.

Informações Turísticas:
Fone: (48) 3645-6100
www.saomartinho.sc.gov.br

 

LAURA COUTINHO
Felipe Carneiro / Agencia RBS

Quem não está hospedado em Gravatal também pode aproveitar os banhos medicinais
Foto:  Felipe Carneiro  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

Saúde  22/12/2014 15h21min
Você conhece o Dezembro Laranja?
Guia de Praias SC  21/11/2014 18h06min
Conheça os pontos impróprios para banho no litoral catarinense

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.