clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Guia de Praias SC  |  08/02/2012 20h02min

Soltura de tartaruga verde encanta criançada na Barra da Lagoa, em Florianópolis

Animal foi capturado acidentalmente em rede de pesca e devolvido pro mar nesta quarta-feira

Adriana Maria  |  adriana.maria@diario.com.br

Depois de uma semana em observação no Projeto Tamar, mais uma tartaruga verde voltou para o mar na tarde desta quarta-feira, na Barra da Lagoa, em Florianópolis. Desde o início da temporada, de dez a quinze animais foram reabilitados no projeto e foram devolvidas para seus habitats. No sábado, uma tartaruga cabeçuda, resgatada com um anzol preso na boca, também foi solta.

A soltura do animal juvenil com aproximadamente 60 cm de casco e 30 kg reuniu cerca de 200 pessoas na areia da praia (confira passo a passo como foi a soltura). O trajeto da tartaruga até o mar foi curto e durou pouco mais de um minuto, mas foi o tempo suficiente para encantar o público, praticamente formado por crianças.

A paraguaia Iona Isasi, de nove anos, gravou toda trajetória da tartaruga — da piscina do Tamar até o momento em que ela foi solta na areia — para compartilhar com os coleguinhas de escola. Empolgada, a mãe Silvana disse que a soltura marcou o fim das férias da família, que retorna para casa na quinta-feira.

O animal havia sido capturado acidentalmente em uma rede de pesca e encaminhado para o Tamar, há uma semana. Conforme Gustavo Stahelin, coordenador do Tamar, ele chegou saudável, mas ficou em observação. 

— Fizemos testes para saber se ela havia ingerido lixo e se precisava de algum tipo de tratamento, mas não foi necessário. Colocamos duas anilhas nas nadadeiras dianteiras para identificá-la. Esse registro permite estudos de longevidade, crescimento e rotas, por exemplo.

Conscientização ambiental

O esquema de liberação da tartaruga pode ser acompanhado desde que ela é retirada do tanque. Ela é transportada em um carrinho até beira da praia, onde é solta para que caminhe até a água.

O público é orientado a ficar atrás de uma corda de isolamento, enquanto o biólogo faz um breve histórico da espécie, com informações sobre o peso, tamanho e hábito. 

— As tartarugas são libertadas com a presença do público para incentivar a conscientização ambiental e a conservação da espécie. É uma oportunidade de ver de perto um animal que dificilmente as pessoas teriam acesso na natureza, mesmo sendo comum aqui no nosso Litoral.

O projeto também mantém em exposição dez tartarugas que nasceram em cativeiro.

GUIA DE PRAIAS

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.