Notícias

 | 11/07/2011 17h49min

Saiba como se vestir em dias de chuva

Usar sapatos fechados e evitar roupas claras e muito volumosas são algumas sugestões

Dia de chuva exige um cuidado especial ao escolher a roupa. A decisão correta vai prevenir tombos, manchas e situações incômodas como passar horas vestindo uma peça úmida, prender o casaco sem querer em algum obstáculo pelo caminho ou ainda se atrapalhar ao abrir o guarda-chuva.

A consultora de moda Patrícia Pontalti, do escritório AsPatrícias, alerta que o principal quesito para se vestir bem em dias de chuva é optar por sapatos fechados. “Principalmente cuidar a questão do solado porque a gente escorrega fácil na chuva, então é bom dar preferência a modelos com sustentação”.

O tipo de tecido do calçado também é um ponto muito importante a ser observado. Deixe a camurça de lado e invista em couro, verniz e até no plástico. A manutenção dequada do calçado deve ser levada em conta para não danificar o par. “O couro é um pouco impermeável por sua natureza, mas indicaria o uso de produtos impermeabilizantes e hidratantes para quem fica na chuva mesmo, pega ônibus...”, comenta Pontalti.

>> Lojas de calçados em Curitiba


 assunto
Calçados masculinos de couro Converse (à esquerda), Osklen (ao centro) e botina impermeável Timberland.
 assunto
Sapato oxford em verniz Schutz, ankle boot em couro Santa Lolla, bota de cano curto em couro Anzetutto.

Botinhas de cano curto, ankle boots e oxford para as mulheres são as sugestões da consultora de moda para quem quiser estar com o visual superatualizado. Já as galochas, propícias para dias chuvosos, tiveram seus tempos áureos em outras temporadas. Entretanto, seguem sendo uma boa aposta para não molhar os pés e continuar com o visual estiloso. “As galochas não saem de moda, mas não são tendência atualmente”, esclarece Patrícia. Uma opção é escolher galochas com as cores e estampas que estão na moda, como por exemplo as animals print.

>> Coturnos: apostas masculinas para o inverno 2011


 assunto
Galochas da Sete Léguas: oncinha e zebrada.


 assunto
Botas de plástico da Melissa Having Tricot (à esquerda) e Melissa Having Metais (à direita).

Roupas claras devem ser evitadas tanto para homens quanto para mulheres. No verão porque quando molhadas ficam transparentes e no inverno pois, com os respingos, podem acabar manchando. E vale carregar na bolsa (ou no bolso, meninos) uma capa de chuva descartável. “Dessas que vêm em saquinhos. Isso é tão europeu!”, comenta a consultora. Portanto, não é brega, e sim um acessório funcional, e ainda uma salvação para emergências.

Para as mulheres o trench coat é a peça-chave em dias chuvosos, por ser, normalmente, confeccionado com tecidos impermeáveis como o gabardine. Patrícia indica as cores clássicas: preto, azul marinho, tons de cáqui e cinza. “Se já tens algum destes, aposta na cor de tua preferência!”, sugere. A barra do trench coat não precisa  terminar exatamente na barra do vestido, ou seja, o casaco pode ser mais curto que a roupa que está por baixo. “O comprimento mais bacana hoje termina na altura dos quadris”, explica.


 assunto
Jaquetas impermeáveis Osklen (à esquerda) e Timberland (à direita).


 assunto
Trench Coat Rabusch

Outra dica é evitar roupas volumosas, principalmente na parte de baixo. “Porque atrapalham a mobilidade. Saia longa, por exemplo, que está na moda, vai ser difícil de caminhar na chuva”, salienta Patrícia. “Mangas muito grandes também são ruins, porque podem enganchar no guarda-chuva", complementa. Prefira, então peças mais ajustadas ao corpo.

Entre os tecidos para as roupas, além do couro e gabardine, o jeans, o vinil e o náilon são boas opções. "Estão na moda tecidos esportivos em usos não convencionais, em composições de mais elegância", finaliza a consultora Patrícia Pontalti.

>> Lojas de tecidos em Curitiba



 assunto

Guarda-chuva Leopardo Fazzoletti.
 assunto
Guarda-chuva com detalhes zebrados Fazzoletti.
 assunto
Guarda-chuva inspirado no que aparece no filme Blade Runner: Fazzoletti Longa Flash de acrílico com luzes.

(Fotos: Divulgação)

Compartilhar

HAGAH RS

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.