Notícias

 | 09/04/2010 11h20min

Entenda as diferenças entre o churrasco gaúcho, uruguaio e argentino

O corte da carne é uma das peculiaridades de cada país

Uns dizem que a técnica surgiu quase que por instinto, outros, porque era o método mais fácil de assar uma carne. Divergências à parte, certo mesmo é que todo churrasco tem um sabor e uma receita especial. Há vários tipos inclusive: churrasco gaúcho, churrasco uruguaio churrasco argentino.

O churrasco uruguaio, mais conhecido como assado, é preparado da mesma maneira que o argentino. A carne é feita sobre uma grelha e o fogo é aceso com lenha e não com carvão como no Brasil. Porém, os cortes da carne uruguaia são diferentes dos cortes encontrados no Brasil e na Argentina. Lá, quase qualquer parte do gado vai parar na grelha.

A principal diferença entre o assado argentino ou a parrilla argentina e o churrasco gaúcho é a distância da carne em relação à fonte de calor. Os gaúchos preferem deixar a brasa afastada da carne, já os argentinos preferem churrasqueiras ou (parrillas) rasas. A espessura da carne também é diferenciada, é mais generosa e geralmente vem acompanhada de papas (batatas) fritas. Em uma legítima parrilla não podem faltar o vacio (ponta de agulha), o assado de tira (costela) e o ojo de bife (contrafilé).

Para a maioria dos gaúchos, churrasco é no espeto; já o assado é na grelha ou no forno. Porém, na região da fronteira pela influência dos hermanos (argentinos e uruguaios) a carne costuma ser assada bem próximo às brasas. Já na região da Campanha, o fogo é feito no chão. Os espetos são fincados em pé, ao redor da brasa e a lenha é queimada em uma vala. Fato é, que tanto no Brasil como nos outros países do Mercosul, o churrasco desperta paixões e muitas opiniões. Mas é o paladar que define na prática qual é o churrasco mais saboroso.

>> Churrascarias em Curitiba

Adriana Franciosi  / 

A paixão pelo churrasco é compartilhada pelos países do Mercosul
Foto:  Adriana Franciosi


Comente esta matéria

Mais Notícias

Saúde  22/12/2014 15h21min
Você conhece o Dezembro Laranja?
Guia de Praias SC  21/11/2014 18h06min
Conheça os pontos impróprios para banho no litoral catarinense

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.