Notícias

 | 29/05/2008 14h15min

Pesquisa revela que o confinamento de gado deve aumentar 25% em Mato Grosso

De acordo com a Associação Nacional dos Confinadores, devem ser confinados 480 mil animais

Mato Grosso deve confinar cerca de 480 mil animais neste ano, um crescimento de 25% na comparação com o ano passado. A previsão é da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), que divulga, nesta quinta-feira, dia 29, o primeiro censo sobre confinamento de gado no Estado.

O estudo foi feito em parceria entre entidades do setor rural, órgãos do Governo do Estado e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), ligado à Universidade de São Paulo. Foram contabilizados números sobre confinamento desde 2005.

Em entrevista ao Mercado e Companhia, nesta quinta-feira, dia 29, o zootecnista da Assocon, Bruno de Jesus, informou que o estudo feito em Mato Grosso foi motivado pelo próprio crescimento do mercado de confinamento no país. Anteriormente, a entidade havia pesquisado a situação em Goiás.

- Tentar construir um panorama de como é a produção, para quem é vendida, como é a estrutura dos confinamentos. Uma verdadeira radiografia.

Segundo ele, as altas no confinamento tem sido expressivas na pecuária mato-grossense. De 2005 para 2006, o crescimento foi de 50% na quantidade de animais confinados. De 2006 para 2007, saltou para 144%, com destaque para um forte aumento no confinamento de fêmeas.

Bruno de Jesus cita como principais pontos positivos do confinamento a redução do tempo de criação e uma melhor utilização do espaço para a criação, que pode ser até compartilhado com outras culturas.

- Em Mato Grosso, percebemos que 51% dos entrevistados trabalham também com lavoura: milho, soja, algodão. Há uma diversificação muito grande.

Por outro lado, o confinamento traz como principal dificuldade o alto custo, explicou o zootecnista da Assocon. O aporte de recursos é alto e deve ser feito em um tempo mais curto.

CANAL RURAL

Comente esta matéria

Mais Notícias

Planeta Atlântida  05/02/2012 05h05min
Em clima de balada, Taio Cruz encerra o Planeta Atlântida 2012
Planeta Atlântida  05/02/2012 04h17min
Taio Cruz encerra Planeta Atlântida 2012
Planeta Atlântida  05/02/2012 04h09min
Luan Santana toma chimarrão no palco em show arrebatador
Planeta Atlântida  05/02/2012 02h57min
Pausa no rock! Luan Santana leva sertanejo universitário ao Palco Central
Planeta Atlântida  05/02/2012 02h26min
O Rappa brada sobre o cotidiano e contagia o público
Planeta Atlântida  05/02/2012 01h08min
Após hiato, O Rappa retorna aos palcos com clássicos
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.