Notícias

 | 14/05/2008 11h27min

Apesar de problemas na Ásia, preço do arroz deve ficar estável no Brasil

Leilões de estoques oficiais devem regular o mercado, conforme diretor da Bolsa de Cereais de São Paulo

Os preços do arroz foram pressionados pelos problemas climáticos em países da Ásia. A tonelada do produto asiático passou a custar cerca de US$ 950. A safra mundial sofreu redução de 5% e chagou a 623 milhões de toneladas.

A alta registrada nos últimos 30 dias refletiu no Brasil, que registra safra recorde e coloca o país em vantagem, já que o produtor passa a não depender somente do mercado interno. Segundo o diretor da Bolsa de Cereais de São Paulo, Elias Mello Saad, a política dos asiáticos foi de trancar as exportações.

– Houve uma demanda muito grande, que foi até benéfica porque, desde 2003, o preço do arroz não se corrigia, dando prejuízos aos produtores e ao industrial. Outros estados plantaram milho, soja, que deram valor agregado muito maior – disse ele, em entrevista ao Agribusiness Online, nesta quarta-feira, dia 14.

Mas, apesar da instabilidade, os preços devem se estabilizar no mercado, de acordo com Elias Mello Saad. Ele lembra que o governo intervém no mercado por meio de leilões de estoques oficiais, como o realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Na ocasião, todo o volume ofertado foi vendido. No total, 82,5 mil toneladas armazenadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Está prevista para esta quarta-feira, dia 14, a publicação do edital de um novo leilão, a ser realizado na semana que vem.

CANAL RURAL
Divulgação / Irga

No último leilão da Conab, todo o volume ofertado foi vendido
Foto:  Divulgação  /  Irga


Mais Notícias

Planeta Atlântida  05/02/2012 05h05min
Em clima de balada, Taio Cruz encerra o Planeta Atlântida 2012
Planeta Atlântida  05/02/2012 04h17min
Taio Cruz encerra Planeta Atlântida 2012
Planeta Atlântida  05/02/2012 04h09min
Luan Santana toma chimarrão no palco em show arrebatador
Planeta Atlântida  05/02/2012 02h57min
Pausa no rock! Luan Santana leva sertanejo universitário ao Palco Central
Planeta Atlântida  05/02/2012 02h26min
O Rappa brada sobre o cotidiano e contagia o público
Planeta Atlântida  05/02/2012 01h08min
Após hiato, O Rappa retorna aos palcos com clássicos
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.