Notícias

 | 10/05/2008 10h13min

Brasil começa a exportar mais energia para Uruguai e Argentina

Envio será feito em caráter excepcional entre maio e agosto

Os 300 megawatts(MW)/médios de energia que o Brasil começa a enviar neste sábado, dia 10, para a Argentina serão repassados ao Uruguai, que está em situação mais crítica.

Feita pelos argentinos, a solicitação recebeu sinal verde do governo brasileiro. Atualmente, o Brasil exporta para o Uruguai somente 72 MW/médios de energia - a capacidade máxima da linha de transmissão que interliga os dois países.

A quantidade de energia que será remetida para a Argentina - produzida por usinas termelétricas movidas a óleo diesel e combustível - poderá chegar a 800 MW/médios já no fim da próxima semana, anunciou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

A exportação de energia será possível porque no último dia 5 foram desligadas as termelétricas movidas a óleo combustível e a óleo diesel, que estavam em funcionamento no Brasil desde dezembro do ano passado, e geravam entre 2,2 mil e 2,5 mil megawatts médios (MW/médios).

O envio de energia será feito em caráter excepcional entre maio e agosto deste ano e estará condicionada à segurança de operação do Sistema Interligado Nacional. O volume de energia terá que ser devolvido ao Brasil entre setembro e novembro. A geração virá das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste. Se houver redução dos níveis dos reservatórios em conseqüência da exportação de energia, isto não será considerado na formação do preço do mercado de curto prazo no Brasil.

ZERO HORA

Mais Notícias

Planeta Atlântida  05/02/2012 05h05min
Em clima de balada, Taio Cruz encerra o Planeta Atlântida 2012
Planeta Atlântida  05/02/2012 04h17min
Taio Cruz encerra Planeta Atlântida 2012
Planeta Atlântida  05/02/2012 04h09min
Luan Santana toma chimarrão no palco em show arrebatador
Planeta Atlântida  05/02/2012 02h57min
Pausa no rock! Luan Santana leva sertanejo universitário ao Palco Central
Planeta Atlântida  05/02/2012 02h26min
O Rappa brada sobre o cotidiano e contagia o público
Planeta Atlântida  05/02/2012 01h08min
Após hiato, O Rappa retorna aos palcos com clássicos
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.