Notícias

 | 08/05/2008 18h18min

Brasil é auto-suficiente na produção de petróleo pelo segundo ano consecutivo

Em 2007, país produziu 1,751 milhão de barris, na média diária, para um consumo de 1,734 milhão de barris por dia

O Brasil manteve, pelo segundo ano consecutivo, em 2007, a auto-suficiência na produção de petróleo, apesar do déficit de US$ 775 milhões na balança comercial da Petrobras (exportações menos importações) observado no primeiro trimestre deste ano.

A constatação é do relatório preliminar do Balanço Energético Nacional, divulgado nesta quinta-feira pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).Os dados indicam que, no ano passado, o país produziu 1,751 milhão de barris, na média diária, para um consumo de 1,734 milhão de barris por dia.

Embora com um crescimento de menos de 1,5%, a produção de petróleo foi suficiente para atender ao consumo doméstico e ainda superar, em volume, o total de petróleo e derivados importados pelo país.

— Em termos de volume, nós já éramos auto-suficientes em 2006. Também agora, em 2007, nós continuamos produzindo e exportando petróleo e derivados — afirmou o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim.

Petrobras

Ao falar do déficit da balança comercial da Petrobras, registrado no primeiro trimestre, Tolmasquim atribuiu o resultado à qualidade entre o petróleo exportado e aquele que o país tem que importar para fazer a mistura no processo de refino.

— Esta diferença, verificada em termos de valores, se deu em razão da diferença de custo entre o petróleo que a gente exporta e o que importamos. Como o petróleo leve que importamos é mais barato, às vezes, a balança aponta déficit na conta petróleo. Mas em termos físicos, continuamos auto-suficientes. Produzimos mais do que consumimos e exportamos mais do que importamos — esclareceu.

Os dados indicam, ainda, que as exportações brasileiras de petróleo atingiram, em 2007, 421 milhões de barris de petróleo, contra importações de 418 milhões de barris.

AGÊNCIA BRASIL
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.