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Consumo Consciente  | 21/07/2011 10h45min

As embalagens estão com tudo nas prateleiras dos supermercados

Mudanças na matéria-prima e na quantidade de material usado para embalar produtos ganha força nos movimentos das grandes empresas para tornar suas atividades mais sustentáveis

Anna Martha Silveira  |  anna.silveira@zerohora.com

O sonho de ter um índice único para avaliar cada produto exposto em suas gôndolas ainda está longe de ser realizado, mas o Walmart Brasil segue firme no intuito de oferecer opções com menor impacto no planeta para seus clientes.

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Pouco mais de um ano após apresentar os resultados da primeira fase de seu programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta, a rede, que administra as bandeiras BIG e Nacional no Rio Grande do Sul, mostrou os produtos mais sustentáveis desenvolvidos por 13 de seus fornecedores na semana passada, em São Paulo.

Entre modificações na produção da matéria-prima, racionalização de processos industriais e revisão da logística de entrega, o tema comum a todas as empresas que se envolveram na iniciativa ficou mesmo com as inovações na embalagem. O foco nesse aspecto do produto em muito pode ser atribuído ao envolvimento intenso do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) que, assim como na primeira fase do programa, acompanhou e certificou o processo de mudança ao lado de cada fornecedor.

A Ambev, por exemplo, conseguiu desenvolver uma tecnologia para utilizar PET 100% reciclado pós consumo na embalagem de dois litros do Guaraná Antártica, produto escolhido para integrar o projeto. Para alcançar esse índice nas garrafas, porém, falta acertar a produção da "matéria-prima", ainda tímida na avaliação da empresa.

— Temos, agora, mais condições de estimular parcerias e iniciativas de coleta seletiva. O time que está ganhando é o da inovação — afirmou Milton Seligmann, vice-presidente de Relações Corporativas da Ambev, durante o evento na capital paulista.

Outra empresa que arriscou ao mexer na embalagem de seu produto foi a Sara Lee, com o Café Pilão. A versão Origem do produto, criada especialmente para a ação do Walmart, chega quase branca ao mercado, bem diferente dos fortes tons da embalagem tradicional (veja mais no PDF desta reportagem). Para Eloísa Garcia, gerente do grupo deMeio Ambiente do Cetea e relatora técnica do projeto, a meta foi alcançada, e todas as empresas envolvidas conseguiram fazer algum movimento em direção à sustentabilidade.

— Nosso objetivo foi pensar em como o produto poderia melhorar com relação à ele mesmo e como poderíamos informar isso de forma clara ao consumidor.

*A editora viajou a São Paulo a convite do Walmart Brasil

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Divulgação / 

Walmart está oferecendo produtos de menor impacto
Foto:  Divulgação


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