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Consumo Consciente  | 05/07/2011 07h11min

A era dos "bancos de reputação"

Autora afirma que a avaliação de nossa reputação será tão, se não mais, importante do que nossa avaliação de crédito

Uma das ideias mais radicais de Rachel Botsman e do coautor do livro Roo Rogers é a de que o aumento do consumo colaborativo nos próximos anos verá o advento dos "bancos de reputação". Em seu livro, eles escrevem: "Agora, com a web, deixamos uma trilha de reputação. Com todo vendedor que avaliamos, comentário que deixamos, vídeo ou foto que postamos, usuários que referendamos, deixamos um registro cumulativo de o quão bem colaboramos e se somos dignos de confiança".

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Logo, diz Rachel, a avaliação de nossa reputação será tão, se não mais, importante do que nossa avaliação de crédito:

- É apenas uma questão de tempo antes que haja alguma forma de rede que agregue sua reputação de capital em múltiplas formas de consumo colaborativo. Poderemos fazer uma busca como no Google para ver um panorama completo de como as pessoas se comportam e em que grau se pode confiar nelas, seja com os produtos que troquem ou com o dinheiro que emprestam ou pegam emprestados ou com os carros que compartilham.

O conselho dos autores para qualquer um que considere mergulhar no mundo do consumo colaborativo é começar com um inventário de seus bens. O Gumtree.com estima que a casa britânica média tem cerca de 600 libras (R$ 1,5 mil) em itens inutilizados - gadgets antigos, livros, roupas, etc - pegando poeira.

Mas Rachel diz que devemos pensar mais lateralmente: considere o espaço que você tem vago para guardar coisas, ou a furadeira elétrica que você poderia alugar para os vizinhos, suas habilidades únicas - passear com cães, contabilidade, instalação de prateleiras. Você poderia ser contratado por hora ou então trocar pelas habilidades de outras pessoas.

Mas a massa crítica parece ser um ingrediente tão importante para o consumo colaborativo quanto a confiança e a conectividade da internet. Se não houver pessoas o suficiente "por aí" oferecendo ou demandando tais bens e serviços, então esses sistemas morrem rapidamente:

- Sim, você precisa ter massa crítica para que isso funcione. - diz Rachel - Não só geográfica, mas também relativa a categorias.

O que é seu é meu: como o consumo colaborativo vai mudar o nosso mundo

Rachel Botsman e Roo Rogers

Editora Bookman

262 páginas

R$ 39,90

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Diego Vara / 

Para autora, reputação será tão ou mais importante do que o crédito
Foto:  Diego Vara


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