Ambiente | 29/03/2011 08h35min
Não, não estamos incentivando você a sair trocando de geladeira toda hora. Mas, se o equipamento que você tem em casa não é dos mais eficientes quando o assunto é o consumo de energia, pode estar na hora de passá-lo adiante.
Para ajudar quem não tem condições financeiras de comprar uma geladeira nova, a Agência Nacional de Energia Elétrica mantém o programa Troca Incentivada de Refrigeradores. O projeto possibilita que as distribuidoras de energia elétrica proponham a troca dos eletrodomésticos a consumidores mais pobres.
No Rio Grande do Sul, uma parceria entre a Whirlpool e a concessionária AES Sul deu início à substituição de aproximadamente seis mil refrigeradores para famílias de baixa renda. A ideia é que a distribuição dos refrigeradores se estenda por todo o ano, encerrando em dezembro.
Em todo o país, a Whirlpool comercializa os eletrodomésticos novos para as distribuidoras de energia e recolhe os antigos que são desmontados e encaminhados à Central de Reciclagem da companhia em Joinville (SC). Ganha o consumidor, ao gastar menos com a conta de luz, o planeta, ao ter diminuída a demanda por energia, e a empresa, ao antecipar-se à Política Nacional de Resíduos Sólidos e realizar o processo de logística reversa.
Hoje, de 2% a 3% do total de refrigeradores produzidos é destinado ao programa
Os refrigeradores lançados nos últimos três anos pela Whirlpool gastam 23 kwh/mês de energia, contra 46 kwh/mês de produtos lançados 12 anos atrás
Siga o @zhnossomundo no Twitter
NOSSO MUNDO SUSTENTÁVELGrupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.