clicRBS
Nova busca - outros

Jornal de Santa Catarina

Notícias

Geral  |  03/02/2012 20h28min

Morte de médico que trouxe a penicilina para Santa Catarina completa 15 anos

Paulo Pedro Mayerle foi exemplo de dedicação aos pacientes

Morgana Michels  |  morgana.michels@santa.com.br

Trazer o primeiro lote de penicilina (antibiótico) para Santa Catarina está entre as principais conquistas do médico Paulo Pedro Mayerle, que durante 60 anos dedicou-se à profissão.

O joinvillense, nascido em 1914 e formado em 1937 pela Faculdade Fluminense de Medicina, também inovou quando montou sozinho o primeiro aparelho de anestesia do Hospital Santa Isabel, em Blumenau. Quinze anos após a morte do médico, em 4 de fevereiro, permanece viva a memória do homem que foi um marco na medicina do Vale do Itajaí.

Mayerle entrelaçou a própria história com a dedicação aos pacientes e ao Hospital Santa Isabel. Para aproveitar melhor o tempo com os doentes, fazia consultas e visitas de dia e, à noite, operava. Entre outras coisas, ele inventou um aparelho para pinçar uma dentadura que um senhor engoliu.

Mayerle mobilizou para criar o curso de Medicina na Furb e a Unimed em Blumenau, fundou a Associação Médica de Blumenau e durante um surto de malária atuou como sanitarista. 

Para a diretora do Santa Isabel, Mayerle assumiu o compromisso com o hospital, com a medicina e cumpriu o juramento de Hipócrates até o fim. Entre as coisas mais difíceis vivenciadas por ele estava entender o avanço da tecnologia e a falta de médicos humanitaristas.

O médico era adepto da medicina naturista e pregava que o paciente não precisava de muito remédio, mas de amor, carinho e toque.

Assista ao vídeo de como os filhos do dr. Mayerle contam como lembram do pai:

JORNAL DE SANTA CATARINA

Interatividades

Enquete

Veja mais
 

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.