clicRBS
Nova busca - outros

Jornal de Santa Catarina

Notícias

Clima  |  09/02/2010 00h09min

Tempo muda e provoca enxurrada em Joaçaba

Em Herval D'Oeste, prefeito Nelson Guindani decretou situação de emergência

Francine Cadore  |  francine.cadore@diario.com.br

A tão aguardada queda de temperatura ocorreu de forma brusca na tarde desta segunda-feira em Joaçaba, no Meio-Oeste do Estado. Em pouco mais de 15 minutos, o tempo virou, e uma forte chuva atingiu o município. A enxurrada alagou várias ruas, e diversas casas foram atingidas pelo desmoronamento de encostas.

Por volta das 15h, o temporal fez com que a temperatura diminuísse cerca de 8ºC. Os termômetros de rua que durante a manhã registraram mais de 30ºC, marcavam 22ºC assim que a chuva começou a cair.

A violência das águas fez com que as ruas do município se transformassem em rios de lama. Em alguns pontos, o asfalto cedeu. Um motorista precisou amarrar o carro para que o veículo não fosse levado pela correnteza.

No bairro Cruzeiro do Sul, a enxurrada destruiu o depósito de um supermercado. A água também invadiu o prédio e comprometeu o estacionamento. Funcionários tiveram de interromper o trabalho para limpar e secar os produtos.

A casa ao lado do mercado também foi alagada. Nos raros minutos em que a chuva deu uma trégua, os moradores recuperaram o fôlego para iniciar a limpeza do pátio.

Só no bairro Santa Tereza foram registrados cerca de 100 atendimentos. O Rio Antinha transbordou, invadiu casas e bloqueou as ruas. De acordo com o índice pluviométrico do Serviço Intermunicipal de Água e Esgoto (Simae), choveu 82,5 milímetros, medida equivalente a 15 dias de chuva.

O metalúrgico Edson Taparo foi avisado pela mãe, Elida, que a casa deles havia sido inundada pelo rio. A água invadiu o porão e fez com que ele e a família não conseguissem chegar ao local onde moram.

— Não sei o que farei para reconstruir tudo — disse.

Herval D'Oeste decreta emergência

No município vizinho de Herval D'Oeste, os estragos se espalharam pelo Centro e interior. Comerciantes fecharam as portas para a água não invadir as lojas. Na garagem de máquinas da prefeitura, a forte chuva derrubou o telhado que caiu sobre quatro máquinas, dois caminhões e duas retroescavadeiras.

O acesso às comunidades rurais está comprometido, já que as estradas foram danificadas. O prefeito Nelson Guindani decretou situação de emergência no final da tarde. Os números sobre os prejuízos nos dois municípios devem ser divulgados nesta terça-feira.

Leia mais no blog Diário do Oeste

Interatividades

Enquete

Veja mais
 

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.