Polícia | 26/11/2009 23h20min
Vinte telas do pintor catarinense Willy Zumblick foram furtadas da casa onde ele vivia em Tubarão, no Sul de Santa Catarina. O furto foi descoberto nesta quinta-feira, e três obras foram recuperadas pelo Núcleo de Investigações Criminais (NIC) da Polícia Civil. Zumblick morreu em 2008 e foi eleito um dos 20 catarinenses mais ilustres do século.
O furto foi descoberto após uma pessoa denunciar à polícia que duas telas do pintor estavam guardadas no banheiro de um bar na cidade. Os três filhos de Willy que moram em Tubarão foram até a casa, localizada no Centro da cidade, e constataram o arrombamento, por volta das 11h.
Algumas telas e um aparelho de ar condicionado, lustres, uma travessa de prata e até lâmpadas foram levadas. Havia um rombo no forro de gesso da casa. A suspeita é de que os ladrões tenham entrado pelo telhado.
Segundo um dos filhos do artista, Túlio Zumblick, 66 anos, uma vizinha teria visto duas pessoas na casa na quinta-feira
passada, dia 12. A mulher é moradora do
prédio em frente a casa do pintor.
— Ela disse que era por volta das 6h e duas pessoas estavam na casa, mas ninguém os viu saindo com nada, por isso não desconfiaram. A casa fica fechada e nós (os filhos) só vamos lá de vez em quando — conta.
Obras encontradas
As duas telas encontradas no bar teriam sido entregues ao proprietário como forma de pagamento. De acordo com Túlio, uma pessoa teria ido ao local, consumido e na hora de sair deixou os quadros.
O outro quadro, segundo o filho do pintor, foi entregue à polícia por uma pessoa que teria comprado a tela por R$ 50. As obras não têm valor comercial, já que telas de Willy Zumblick não estavam à venda.
Além das 20 telas furtadas, outras 20 estavam na casa. Inicialmente, a família comunicou o furto de todas as 40 e só depois Túlio catalogou as que realmente haviam sido levadas. As obras seriam utilizadas em uma fundação que
os cinco filhos do artista pretendiam montar na casa.
—
Agora esperamos que a polícia tenha sucesso na investigação, é possível que essas telas ainda estejam aqui na região — conta Túlio, que acredita também que os autores tinham conhecimento do que havia na casa.
Pelo expressão do artista e pelo valor cultural e comercial da obra, as telas de Zumblick volta e meia são alvo de criminosos. Em 2006, para citar um exemplo, ladrões invadiram uma galeria no Centro de Florianópolis para furtar uma tela dele que estava à venda. O caso nunca foi esclarecido pela polícia.
Autor de mais de 5 mil telas
Willy Zumblick nasceu em Tubarão no dia 13 de setembro de 1913 e se tornou um dos maiores nomes da arte catarinense. Durante os 75 anos de carreira, pintou mais de 5 mil telas, quase todas com temas relacionados à cultura açoriana e fatos como a festa da Bandeira do Divino.
Em 2000, foi eleito um dos 20 catarinenses mais ilustres do século 20 por uma votação
popular. Nessa mesma época, com a saúde já debilitada, parou com
a pintura e praticamente passava o dia na relojoaria fundada por seu pai, onde aprendeu a profissão de relojoeiro aos 15 anos.
O artista plástico começou a ter problemas de saúde com maior frequência a partir de 2005, quando morreu a mulher, Célia, com quem era casado desde 1937. Mesmo se locomovendo e ouvindo com dificuldade, sempre manteve o hábito de ficar sentado ao lado de um balcão da loja da família.
Em setembro de 2007, foi internado no Hospital Nossa Senhora da Conceição com infecção pulmonar e nunca mais voltou para casa. Morreu às 21h do dia 3 de abril de 2008. O velório foi no museu que tem seu nome e onde estão mais de 70 telas de diversos temas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.