Notícias

Itapema FM  | 27/11/2015 09h43min

Espetáculo argentino Destempo estreia com sessões para 30 pessoas em casa no Centro de Florianópolis 

Pela primeira vez no Brasil, peça é interpretada pelos atores Regius Brandão e Karina Barum

Atualizada em 30/11/2015 às 08h55min Yasmine Holanda Fiorini  |  yasmine.fiorini@diariocatarinense.com.br

Escrito pelo dramaturgo e psicanalista argentino Eugenio Griffero, sucesso em Buenos Aires na década de 80 e agraciado com o prêmio Molière de melhor texto, o espetáculo Destempo será encenado pela primeira vez no Brasil. A estreia será em Florianópolis nesta sexta-feira, às 21h, em uma casa na rua Presidente Coutinho, no Centro da cidade.

Destempo leva público para dentro do cenário e propõe uma nova experiência em teatro  
Leia as últimas notícias de entretenimento

A peça traz a história de um pai e uma filha que se encontram depois de um tempo sem se verem. Ele começa a contar coisas sobre sua vida e ela também faz revelações importantes a ele, mostrando que algumas questões se repetem em diferentes gerações. A obra lança um olhar sobre as relações familiares e promete exaltar a emoção no público.

— Acho que as pessoas vão se emocionar muito, a gente nunca conseguiu ensaiar essa peça sem chorar — revela Regius Brandão, que assina a direção do espetáculo e interpreta o pai. Karina Barum é a filha Eugênia e também dá vida aos demais personagens que aparecem ao longo da história.

Confira imagens do ensaio na galeria:

Na Argentina, a peça foi encenada em um teatro mas o público assistiu direto do palco, sentado em poltronas confortáveis. Por aqui, a opção de apresentá-la em uma residência também levou em conta o acolhimento dos espectadores e o fato de a casa ser um elemento sempre presente na história. Em certos momentos, os atores vão para outros espaços, como o jardim, e o público pode ir atrás. Outra diferença é que originalmente a peça era contemporânea, e a versão brasileira é ambientada no começo do século 20.

— Pelo fato do autor ser psicanalista e por eu gostar muito do tema, eu ambientei a peça em 1900 porque foi quando Freud lançou a primeira obra da psicanálise, A Interpretação Dos Sonhos. Ele inaugurou o século 20 com a obra, e depois disso tudo foi influenciado pela psicanálise. Por isso achei importante colocá-la nesse tempo. Mas o texto é muito atual e atemporal — explica Brandão.

A peça comportará 30 pessoas por sessão e será seguida por um coquetel com queijos, pães, petiscos e vinho, em um momento de conversa entre os atores e o público. A proposta é compartilhar com os espectadores algo que faz parte da história - a comida -, além de reforçar a sensação de acolhimento que se pretende despertar.

— É um espetáculo intimista. Há muitos personagens e muitos universos de relacionamento com os quais as pessoas possam se identificar. Até porque os personagens são duros às vezes, têm vontade de abraçar mas não abraçam, tem essa falta do contato físico. E quantas pessoas têm esse tipo de relação hoje? A gente gosta de conversar quando acaba o espetáculo, saber a vivência delas. E isso a casa facilita — conta Karina.

No cenário principal da casa, haverá um palco com sistema giratório manual, onde o público poderá acompanhar os atores em diferentes cenas pelos ambientes. Tudo é feito à luz do espectador, que pode ver de perto como a magia do teatro realmente funciona.

Por causa da limitação do espaço, Destempo terá uma temporada longa e ficará em cartaz até o dia 20 de dezembro, com apresentações sempre nas sextas, sábados e domingos. A dica da produção é garantir o ingresso antecipadamente para não ficar de fora.

Agende-se
O quê: Espetáculo Destempo
Quando: Todas as sextas, sábados e domingos, de 27 de novembro a 20 de dezembro. Às sextas e sábados, às 21h, e aos domingos às 20h
Onde: LAPIS LAB - Rua Presidente Coutinho, 147, Centro, Florianópolis;
Quanto: R$ 50. Ingressos disponíveis no site (via depósito) e no local, de segunda a sexta-feira, das 09h às 19h (dinheiro ou débito). Haverá também venda antes das apresentações. O ingresso dá direito ao coquetel e uma taça de vinho.
Mais informações: (48) 9623-1968 e 3222-3576


YASMINE HOLANDA FIORINI
Diorgenes Pandini / Agencia RBS

Pela primeira vez no Brasil, peça é interpretada pelos atores Regius Brandão e Karina Barum
Foto:  Diorgenes Pandini  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.