Notícias

Itapema FM  | 25/11/2015 12h41min

Orquestra mais antiga de SC volta aos palcos nesta quarta após três anos sem temporadas anuais

Entrada é gratuita e ingresso pode ser trocado por um brinquedo

Yasmine Holanda Fiorini  |  yasmine.fiorini@diariocatarinense.com.br

A Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca) volta nesta quarta-feira, às 21h, aos palcos no Teatro Ademir Rosa, no CIC em Florianópolis, para uma apresentação especial do espetáculo Bravo SC. O evento celebra os 22 anos da orquestra e é gratuito: o ingresso pode ser trocado por um brinquedo em bom estado no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no Teatro Pedro Ivo e no próprio local da apresentação. 

Memorial Cruz e Sousa, inaugurado há cinco anos, nunca abriu ao público 
Veja como será a primeira sessão de cinema com trilha sonora ao vivo do CIC   

 A data escolhida não foi por acaso: exatamente em 25 de novembro de 1993, a Ossca fez sua primeira apresentação, no mesmo teatro. A comemoração, que terá duas horas de duração e contará com 70 músicos, começa com um concerto de grandes compositores. Na segunda parte, haverá uma homenagem aos profissionais que estavam presentes na estreia, como o violista Carlos Cesar Souza e a violoncelista Nelly Péricas, além de outros que acompanham há anos sua trajetória. 

— O concerto se chama Bravo SC em uma homenagem aos músicos catarinenses, sua arte e suas etnias, já que haverá um destaque para as origens mais fortes do Estado, a italiana e a alemã. A qualidade está muito boa. Os músicos estão fazendo uma música vinda dos corações — conta José Nilo Valle, diretor artístico e regente da Ossca desde sua formação. 

 Esta apresentação comemorativa tem patrocínio do Governo do Estado e apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Uniesp Faculdades Barddal, que empresta parte de seu espaço para os ensaios. A nova administração prevê para a temporada 2016 uma turnê nacional com passagens por cinco capitais - Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte - além de esforços na modernização da orquestra, com investimentos em comunicação e aquisição de instrumentos musicais do naipe de percussão, especialmente para viabilizar performances incluindo um repertório contemporâneo. 

— Gosto muito dessa simbiose porque populariza a orquestra. Durante dez anos, fizemos quase 150 eventos em municípios no interior do estado para expandir o alcance da orquestra e estimular formação de grupos. Eram shows muito ricos, concertos diferentes com grupos de choro, música sertaneja e gaudéria, cantores líricos e populares. Isso ajuda a gerar mais interesse pela música erudita — explica o diretor. 

Orquestra mais antiga do Estado e reconhecida desde 2009 como parte integrante do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina, a Ossca tenta se reeguer após três anos sem temporadas anuais, falta de recursos para manter sua estrutura e polêmicas envolvendo sua saída do CIC, de onde foi despejada em 2009 por falta de contrato de uso da área. 

— A Ossca está buscando estabilidade. É importante salientar que a orquestra necessita do apoio de todos para que possa fazer sua função para o bem da sociedade catarinense. Esses últimos anos foram muito difíceis, mas não perdi a vontade de deixar a Sinfônica viva — finaliza Valle.  

Repertório
Hino do Estado de Santa Catarina - José Brazilício de Souza (intérprete: barítono Schäfer Júnior)
Finlandia, opus 26 (Poema Sinfônico) - Jean Sibelius
Symphony nº 8 (Unfinished) - Franz Schubert
Fanfare for the Common Man - Aaron Copland
Symphonic Dances - Edvard Grieg
Souvenir Vienense - Johann Strauss Júnior
Unter Donner Und Blitz - Johann Strauss Júnior
Nessun Dorma (ária da ópera Turandot) - Giacomo Puccini (intérprete: tenor Luiz Fernando Vieira)
Funiculi, Funicula (tarantela) - Luigi Denza (intérprete: barítono Schäfer Júnior)
Arranjo para canto e orquestra - José Nilo Valle
O Sole Mio - Edoardo di Capua (intérpretes: tenor Luiz Fernando Vieira e barítono Schäfer Júnior) 

Agende-se
O quê: espetáculo Bravo SC da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina
Quando: quarta-feira (25), às 21h
Onde: Teatro Ademir Rosa, no CIC (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis)
Quanto: gratuito. O ingresso pode ser trocado por um brinquedo em bom estado nas bilheterias do CIC e dos Teatros Álvaro de Carvalho e Pedro Ivo. As entidades beneficiadas serão a Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (Avos) e a Casa da Criança do Morro da Penitenciária 

YASMINE HOLANDA FIORINI
Paula Guimarães / Divulgação

Entrada é gratuita e ingresso pode ser trocado por um brinquedo
Foto:  Paula Guimarães  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.