Notícias

Itapema FM  | 24/11/2015 10h20min

Memorial Cruz e Sousa, inaugurado há cinco anos, nunca abriu ao público

Nesta terça (24), dia em que se celebra os 154 anos do poeta simbolista, ocorre uma tarde de contação de histórias no Museu Histórico de Santa Catarina

Carol Macário  |  caroline.macario@diariocatarinense.com.br

O Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) exibe em seus gradis até no domingo (29) exposição sobre a vida e a obra do poeta Cruz e Sousa, que hoje teria 154 anos. O Memorial que deveria guardar os restos mortais do simbolista e ser mais um espaço cultural no Centro de Florianópolis, no entanto, continua às moscas e numa pendenga judicial que se arrasta. Localizado no jardim do MHSC, ele foi erguido e inaugurado com pompa em maio de 2010 e, pasmem, nunca utilizado. No lugar deveria funcionar também uma cafeteria e espaço de leitura, mas ele foi interditado e nunca chegou a funcionar.

Festival de Fotografia Floripa na Foto começa terça (24)

Os restos mortais do poeta estão em urna guardada numa sala especial dentro do Museu. Já o Memorial... Desde 2010, as diferentes gestões que passaram pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) prometeram restaurar o prédio. O problema é que há um processo na Justiça para que o Governo do Estado recupere os recursos que foram investidos na obra. Segundo a assessoria de comunicação da secretaria estadual de Turismo, Cultura e Esporte é necessário fazer uma perícia judicial e, neste caso, a empresa que executou o trabalho precisa ser citada.

Leia as principais notícias do dia em Santa Catarina

- O Poder Judiciário já está realizando os procedimentos necessários e não há como interferir nos prazos para esses trâmites. Como a perícia é fundamental para o processo, para provar que a obra não foi bem executada no passado, atualmente não é possível fazer qualquer mudança no Memorial - informou.

Segundo relatório disponível no Sistema Integrado de Controle de Obras Públicas (Sicop) de Santa Catarina, o período contratual foi entre 19 de outubro de 2009 e 17 de abril de 2010. O valor inicial era de R$ 205.228,05, com um um aditamento de R$ 49.389,86.

Contação de histórias para relembrar os 154 anos do poeta

No dia do nascimento de Cruz e Sousa, a Fundação Catarinense de Cultura promove uma tarde de contação de histórias. Tempo de Histórias: Entre contos, cantos e poesias com o menino João da Cruz será contada por Claudete T. da Mata, presidente de Honra da Academia Brasileira de Contadores de Histórias, Andrea Rihl e Seo Francolino, Aparecida Facioli , Idê Bitencourt, Albertina Saudade Fonseca e o ator JB Costa. O evento é gratuito e começa às 14h30, aberta para o público em geral.

 

DIÁRIO CATARINENSE
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.