Notícias

Itapema FM  | 24/11/2015 07h01min

Veja como será a primeira sessão de cinema com trilha sonora ao vivo do CIC

Primeira edição do projeto Cinema ao Vivo exibe filme O Circo com participação da Banda da Lapa

Yasmine Holanda Fiorini  |  yasmine.fiorini@diariocatarinense.com.br

Em referência ao Dia Mundial do Cinema, comemorado em 5 de novembro, o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), no CIC em Florianópolis, dá início nesta quarta-feira (25) ao projeto Cinema ao Vivo, que vai promover exibições de longas-metragens clássicos, com a execução de sua trilha sonora ao vivo, feita por bandas e outros artistas renomados. A sessão gratuita de O Circo, de Charles Chaplin, às 20h, será acompanhada pela Sociedade Musical e Recreativa Lapa. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do evento.

Festival de Fotografia Floripa na Foto começa nesta terça
Leia as últimas notícias sobre cinema

A experiência remete às origens do cinema mudo, que devido às limitações tecnológicas costumava tocar ao vivo as trilhas dos filmes. A banda estará posicionada nas laterais e abaixo do palco, para não atrapalhar a visão dos expectadores, e apenas o maestro Wellinton Carlos Correa acompanhará a projeção.

Assista ao ensaio da banda:


Quem já viu O Circo, de 1928, perceberá algo novo, além da experiência inusitada de assistir a um filme com trilha ao vivo, claro. As músicas manterão a essência, mas com toques diferentes. A banda formada por 30 músicos voluntários, que teve de elaborar os arranjos a partir da trilha original, também vai incluir outros do próprio repertório, sempre acompanhando a dinâmica das cenas.

Para os integrantes da Banda da Lapa, criada na Freguesia do Ribeirão da Ilha há 122 anos, há desafios como o de manter a concentração e tocar sem parar, algo que não ocorre em apresentações comuns. Eles tocarão ininterruptamente durante 1h12min, tempo de duração da sessão. Por ser mudo, O Circo é todo musicado e não há momentos de silêncio absoluto. Em alguns pequenos trechos há revezamento: enquanto trompetes tocam, os clarinetes podem descansar rapidamente, por exemplo. Inclusive, o maestro já criou os arranjos tendo em mente essas breves paradas dos músicos.

— Está sendo algo muito diferente. Em outras apresentações, as pessoas vão para ouvir a música. Lá, para ver o filme. E as pessoas podem rir, então a concentração é algo que a gente precisa trabalhar também. Mas as expectativas de todo o grupo são as melhores. Estamos bem empolgados com o trabalho de integrar cinema e música e por termos sido escolhidos para fazer essa estreia — conta Valéria Valdeci Martins, que toca clarinete e está há 10 anos na banda.

— Convidamos a Banda da Lapa pela expertise técnica e deixamos aberta a possibilidade para os músicos criarem e adaptarem da forma que acharem melhor. A partir do resultado dessa sessão piloto pretendemos incluir o projeto na programação do ano que vem. A ideia inicial é fazer com filmes do cinema mudo, mas estamos sempre prontos para enxergar novos horizontes. Queremos criar experiências únicas — conta a administradora do MIS Ana Lígia Becker. A ideia vem sendo discutida desde o ano passado e foi proposta por Rafael Cardoso Dias, do MIS, que é o produtor do projeto.

Agende-se
O quê: Cinema ao Vivo com o filme O Circo e trilha sonora executada ao vivo pela Banda da Lapa
Quando: quarta-feira, às 20h
Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura - CIC (Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis)
Quanto: gratuito, com distribuição de senhas uma hora antes do espetáculo no hall do Cinema. Espaço sujeito à lotação de 137 lugares
Informações: (48) 3664-2652 ou pelo e-mail mis.sc.fcc@gmail.com

United Artists / Divulgação

Em O Circo, o vagabundo (Charles Chaplin) entra no picadeiro de um circo e, sem que perceba, suas trapalhadas fazem enorme sucesso com o público
Foto:  United Artists  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.