Notícias

Itapema FM  | 05/11/2015 07h02min

Espetáculo 'Interditado' estreia nesta sexta em Joinville com texto provocativo

Peça teatral da Cia. de Artes Cênicas Atos adapta texto de Tennessee Williams com jovens atores

Cláudia Morriesen  |  claudia.morriesen@an.com.br

Uma menina caminha no limite do trilho do trem, tentando alcançar um recorde de tempo sem cair. É a metáfora perfeita para uma constante na vida dela, ainda que pareça apenas a brincadeira ingênua que dá início à história na peça Interditado, que a Cia. de Artes Cênicas Atos estreia nesta sexta-feira em curta temporada no Galpão de Teatro da Associação Joinvilense de Teatro (Ajote), em Joinville.

Inspirada em Esta Propriedade está Interditada, texto do dramaturgo americano Tennessee Williams, ela apresenta os adolescentes Willie e Tom que, em uma conversa aparentemente singela, revelam detalhes da miséria humana na sociedade contemporânea.

Leia mais notícias sobre Joinville e região

Aos 13 anos, Willie já não frequenta mais a escola, enquanto Tom, um pouco mais velho, cabulou aula para empinar pipa. É a breve conversa entre eles que norteia a peça que, na adaptação da Atos, faz relação com a contemporaneidade ao utilizá-lo como referência para as relações transitórias. Para isso, utiliza audiovisual em cena, em uma alusão aos vídeos do YouTube que contam histórias em um minuto.

— O texto de Tennessee Williams é muito rico ao mostrar o ser humano em um caminho já traçado, seguindo papeis sociais dos quais não conseguem se livrar. A menina quer um novo caminho, mas está condenada — analisa a diretora do espetáculo, Eliane Rámin, em um paralelo sobre a situação da protagonista e a propriedade interditada do título. 

Acompanhe notícias sobre espetáculos, shows e festas no Guia + AN

No espetáculo, são os jovens atores Thainá Taís e Leonardo Augusto que assumem os papeis de Willie e Tom. Para eles, é também a estreia no palco, já que fazem parte da nova geração de artistas que a Cia. Atos propõe-se a desenvolver.

— O grupo mantém estrutura de formação, com novos atores entrando e aprendendo na prática. Interditado foi concebido assim, com o processo de montagem em meio à formação — conta a diretora.

O espetáculo tem apresentações de sexta a domingo e retorna ao palco da Ajote no fim do mês, em 28 e 29 de novembro. Entre as duas datas, outra peça da Atos faz parte da programação, a comédia Círculo - Um Espetáculo sem Compromisso, nos dias 12 e 13.

Agende-se:

O QUÊ: Estreia de Interditado, da Cia. de Artes Cênicas Atos.
QUANDO: sexta, sábado e domingo, às 20h30.
ONDE: Galpão de Teatro da Ajote, anexo à Cidadela Cultural Antarctica (rua Quinze de Novembro, 1.383, América)
QUANTO: R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores e idosos, à venda no site Enjoy Events e na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo.

A NOTÍCIA
Atos Cia. de Teatro / Divulgação

Em cena, a menina Willie brinca com uma boneca enquanto revela detalhes nada inocentes da própria vida
Foto:  Atos Cia. de Teatro  /  Divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

30/10/2015 19h53min
Bolshoi faz espetáculo beneficente para ex-aluna que sofreu acidente no Canadá
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.