Notícias

Itapema FM  | 13/10/2015 19h38min

Fã de Planeta dos Macacos, brusquense lança obra detalhada sobre a saga

Homem Não Entende Nada! traz 612 páginas com informações e imagens sobre a franquia

Leo Laps  |  leo.laps@santa.com.br

Nenhum catarinense deve estar mais empolgado com o início das filmagens do terceiro capítulo do reboot de Planeta dos Macacos, hoje, no Canadá, do que o brusquense Saulo Adami.

É de autoria dele o livro Homem Não Entende Nada! Arquivos Secretos do Planeta dos Macacos, um compêndio de 612 páginas sobre o tema — abordando com muitos detalhes desde os livros de Pierre Boulle aos primeiros filmes da saga, assinados pelo diretor Arthur P. Jacobs, passando pela série de tevê, quadrinhos e, claro, a retomada atual nos cinemas.

Homem não entende nada! é o quinto livro que o escritor de 50 anos lança para falar sobre o assunto. O primeiro, de 1996, abriu literalmente as portas de Hollywood para o brusquense.

A partir dele conheceu e entrevistou atores e técnicos que trabalharam nos filmes. Chegou a ser maquiado como Dr. Cornelius, um dos personagens mais icônicos da franquia. E teve acesso a arquivos exclusivos de Jacobs graças ao contato com a viúva do diretor, Nathalie Trundy.

Adami conversou com o Anexo sobre sua nova obra.

Como fã de Planeta dos Macacos desde os anos 1970, como você compara os primeiros filmes ao reboot atual?
Não faço comparação. Gosto de ambos. Os novos, na verdade, estão revitalizando tudo aquilo que pesquisei minha vida inteira. E os roteiros não são tolos, há sempre bons atores, há qualidade. E eu aposto que teremos nove episódios neste reboot. O que me garante mais uns 27 anos de trabalho... (risos)

Como começou essa história de amor?
Eu tinha 10 anos quando assisti, na tevê, ao filme O Planeta dos Macacos. Achei aquele figurino, as maquiagens, os cenários, tudo intrigante demais. E ali já comecei a me interessar pelo tema e a pesquisar.

Homem Não Entende Nada! vem sendo considerada a obra mais completa sobre Planeta dos Macacos no mundo. Por quê?
Ao longo dos anos mantive contato com muita gente que trabalhou nos filmes e nas séries, mas um dos fatos mais importantes foi acessar os arquivos do (diretor) Arthur Jacobs. Fiquei cinco dias pesquisando eles. Devo à viúva dele o detalhismo e profundidade deste livro. Também recebi 1,8 mil fotos de bastidores do filme _ foi um trabalho doloroso escolher só 200.

Qual é, para você, a mensagem de Planeta dos Macacos?
É uma provocação para nos olharmos no espelho, e tomar mais cuidado com o que fazemos, com o jeito como tratamos seres ditos inferiores. Nos consideramos os donos do mundo, mas estamos o destruindo com nossas ações diárias.

BIBLIOGRAFIA

Livros do autor sobre O Planeta dos Macacos: 

- O único humano bom é aquele que está morto! (1996) 
-  Diários de Hollywood: Um brasileiro no Planeta dos Macacos” (2008) 
- Perdidos no Planeta dos Macacos, com Angelo Júnior (2013)
- Hollywood: Bastidores e segredos do filme O Planeta dos Macacos (2015)

- Homem Não Entende Nada! Arquivos Secretos do Planeta dos Macacos (Editora Estronho, 2015, 612 páginas, R$ 79,90, pelo site estronho.com.br)

 

Marcos Porto / Agencia RBS

Saulo Adami pesquisa sobre o tema desde o final dos anos 70
Foto:  Marcos Porto  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.