Notícias

Itapema FM  | 24/09/2015 07h01min

50 anos do Rancho do Amor à Ilha será celebrado com show em Florianópolis

Relembre como foi o processo de composição do poeta Zininho em 1965 para o concurso Uma Canção para Florianópolis

Carol Macário  |  caroline.macario@diario.com.br

Não fosse o empurrão dos amigos, Rancho do Amor à Ilha ficaria de fora do concurso Uma Canção para Florianópolis, que em 1965 premiou a obra de Cláudio Alvim Barbosa (1929-1998), o Zininho, e a imortalizou como símbolo poético- musical da cidade. Hoje, 50 anos depois, Cláudia Barbosa, filha caçula do poeta, celebra o aniversário da música com show gratuito no Mercado Público, acompanhada de Denise de Castro (voz e piano), Aurélio Martins (trombone) e Richard Monano (bateria).

A data exata da composição é incerta, porque "Zininho tinha esse jeito de compor que era um processo". Quem lembra é o radialista, jornalista, pesquisador e amigo Antunes Severo:

- Em 1965, ele começou a desenvolver a ideia de Rancho como canção de saudação a Florianópolis, mas levou vários meses. Recebeu muitas opiniões.

Confira o especial dos 289 anos de Florianópolis ao som do Rancho do Amor à Ilha
Leia também as principais notícias do dia em Santa Catarina

Zininho integrava o que Severo chamava de irmandade, formada por amigos do rádio que se reuniam para a boemia, falar da vida, beber um trago e fazer música. À época ele compunha jingles, mensagens publicitárias musicadas para as quais o locutor Severo era requisitado. Outra figura importante na época foi o jornalista Adolfo Zigelli (1936-1975).

- Ele era nosso líder intelectual. Não fazia música, mas tinha boas ideias. A canção nasceu junto. Os primeiros ouvintes fomos nós - lembra Severo.

Em vídeo Severo e Claudia Barbosa relembram a composição da música


O poeta compôs a obra em duas etapas, concluindo-a no bar, com título sugerido por Zigelli. A diva do rádio Neide Mariarrosa foi a intérprete dessa e tantas outras composições de Zininho. Tão logo ficou pronta, ganhou popularidade, muito graças ao programa de variedades Ponto de Encontro, que Severo comandava na extinta rádio Diário da Manhã. O sucesso foi estrondoso. No Carnaval seguinte, foi uma das mais cantadas.

O CONCURSO

- Zininho não queria concorrer, fomos nós que o empurramos para participar do concurso. Foram centenas de inscritos - relembra Severo.

Quem coordenou a competição promovida pela prefeitura foi Donato Ramos, 80 anos. O então prefeito, general Paulo Weber Vieira da Rosa, queria popularizar sua administração e amenizar o clima gerado pela derrubada de poder pelos militares em março de 1964. Daí a ideia de realizar a promoção Uma Canção para Florianópolis.

- Tínhamos concorrentes do Brasil todo, foi um trabalho muito grande. Chamei o Severo para apresentar comigo. Lembro de nós dois trajando smoking num calor de 40ºC no Teatro Álvaro de Carvalho. Mas aguentamos firme. As canções e melodias dos concorrentes eram lindas. O Rancho não venceu fácil - conta Ramos.

Três anos depois da competição, a música continuava na boca do povo e, em 27 de agosto de 1968, foi transformada no hino oficial da cidade.

O SHOW

O show em homenagem aos 50 anos do Rancho do Amor à Ilha terá canções de poetas que também homenagearam Florianópolis, além de músicas do próprio Zininho que revisitam a cidade, como Largo 13 de Maio e Miramar.

- A música foi composta em 1965, em 1968 virou hino e em 1969 eu nasci. Nunca tive a pretensão de ser cantora. Quando meu pai morreu é que comecei a cantar, porque foi a herança que ele nos deixou - diz Cláudia Barbosa.

A filha de Zininho prevê para novembro o lançamento de um disco com a versão oficial de Rancho gravada no ano passado na Catedral Metropolitana, com participação da Camerata Florianópolis, arranjos de Nailor Proveta e direção de Alegre Corrêa.

AGENDE-SE

O quê: show 50 Anos de Rancho do Amor à Ilha
Quando: hoje, das 17h30min às 21h
Onde: Espaço Cultural Luiz Henrique Rosa - Mercado Público de Florianópolis (Rua Conselheiro Mafra, 255, Centro, Florianópolis)
Quanto: gratuito

DIÁRIO CATARINENSE
Ver Descrição / Ver Descrição

O poeta Zininho, à esquerda, na companhia do amigo e músico Luiz Henrique Rosa
Foto:  Ver Descrição  /  Ver Descrição


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.