Notícias

Itapema FM  | 14/03/2015 08h07min

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil exporta talentos para o mundo

Amanda Gomes foi uma das centenas de crianças que deixaram sua cidade atrás do sonho de brilhar nas sapatilhas de ponta

Cláudia Morriesen  |  claudia.morriesen@an.com.br

Kazan é uma cidade fundada em 1.005, localizada a cerca de 800 quilômetros de Moscou e na qual a temperatura deste fim de semana deve variar entre 4º e -1ºC. Em sua maioria, a população é formada por russos, tártaros, bachquírios e ucranianos.

No meio deles, dança uma brasileira: Amanda Gomes, 19 anos. Nascida em Goiânia, é bailarina do Ballet e Ópera de Kazan. Foi contratada no ano passado.

Confira a página especial dos 15 anos

Entre a Goiânia do nascimento e a Rússia dos sonhos, esteve em Joinville. Amanda foi uma das centenas de crianças que deixaram sua cidade atrás do sonho de brilhar nas sapatilhas de ponta. Atualmente, na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil há alunos vindos de 19 Estados e de cinco países da América do Sul.

– Estou dançando aqui na Rússia graças a tudo o que aprendi com cada professor do Bolshoi. Eu não poderia ter escolhido outro lugar para estudar, pois lá eu me senti realmente preparada para buscar novos trabalhos e desafios em qualquer parte do mundo – relata Amanda, que é a única americana a integrar a companhia.

Leia mais:
:: Histórias e números de uma instituição que virou patrimônio de Joinville

:: Projeto da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil leva dança pelo País

:: Ateliê da sede do Bolshoi em Joinville guarda todos os figurinos das coreografias que a escola tem em seu repertório

Hoje, ela dedica-se de segunda a sábado aos ensaios de grandes balés, com aulas que a fazem ficar na sede do Ballet de Kazan das 10 às 20 horas, dependendo do dia. Apesar das diferenças culturais e climáticas, a rotina não é tão diferente do que vivia no Bolshoi em época de espetáculos.

Amanda faz parte do grupo de 35 ex-alunos do Bolshoi Brasil que conquistaram vagas em companhias do exterior. Além do “país-irmão”, a Rússia, onde também há quatro ex-alunos no Teatro Bolshoi de Moscou, há bailarinos em companhias dos Estados Unidos, Canadá e da Europa.

A NOTÍCIA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.