Notícias

Itapema FM  | 24/01/2015 10h01min

Atriz Luiza Lorenz apresenta monólogo sobre Cruz e Sousa em Florianópolis

Nesta coluna semanal equipe do Anexo comenta temas em pauta na área cultural de Florianópolis

Atualizada às 10h01min Carol Macário  |  caroline.macario@diario.com.br

Por Aqui é uma coluna semanal sobre a produção artística da Grande Florianópolis. Microjornalismo para difundir, refletir e debater temas em pauta na área cultural.

Para evocar o poeta e a cultura catarinense
A atriz Luiza Lorenz volta a apresentar o imperdível monólogo Evocações - Sobre a Obra de Cruz e Sousa a partir da próxima quarta, no Teatro do Sesc Prainha. É um ousado e emocionante espetáculo que evoca o poético pelos olhos de Cruz e Sousa, poeta rejeitado e maldito em sua época, esquecido em antigas seletas de bibliotecas nos dias de hoje.

A direção é de Andrea Ojeda, da Cia Periplo de Teatro, de Buenos Aires, mesmo grupo que dirigiu a peça Cascaes - Memórias do Homem de Argila Crua, da Cia Aérea, que também estará em cartaz no Sesc a partir do dia 12 de fevereiro. Este é outro espetáculo imperdível. As duas apresentações fazem parte do projeto Temporada Verão.

LEIA TAMBÉM
Atores de SC participam de festival de palhaços em campos de refugiados
Confira agenda cultural da Grande Florianópolis no Guia + DC

Apelo para a música
O colega Marcos Espíndola chamou atenção nesta semana para um apelo dos músicos para que o Estado apoie projetos de circulação de espetáculos por Santa Catarina. O Programa de Difusão e Circulação Cultural, que vinha crescendo desde a alteração da Lei do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura, de 2013, foi abortado no começo de 2014 pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). O Grupo de Músicos Eruditos de SC já acionou o secretário da pasta, Filipe Mello, para começar a discutir ações para 2015. Em resposta, por meio de nota, a assessoria da SOL enumerou outros investimentos na área como destinação de recursos para o Edital Elisabete Anderle, para o Festival de Música de SC (Femusc) e para a execução de projetos artísticos de grupos musicais eruditos.

Pontos de cultura
Neste movimentado final de janeiro ocorre um encontro importante sobre pontos de cultura do Estado, o TEIA Catarina. Será um grande fórum no Largo da Alfândega e uma vitrine da representatividade e da diversidade cultural catarinense, com apresentações, exposições e debates sobre o rumo do Programa Cultura Viva e a sustentabilidade dos projetos. Coloque na agenda: dias 29, 30 e 31.

O que é que o Santinho tem?
O bem bolado espaço cultural Engenho do Zé, na Praia do Santinho, convida para ocupar a rua, a praça, a praia e todo o bairro do Norte da Ilha hoje, a partir das 17h. O movimento artístico popular começa na praia, sobe a ladeira e para no conhecido Terrenão (em frente ao Sushi Açoriano) para mostrar o que é que o Santinho tem. Vai ter performance poético-ecológica, música, batalha de rap, capoeira, cortejo, uma feira descolada de artesanato e brechó.

Colunas anteriores
Artista visual alemã Pauline Zenk expõe em Florianópolis
Casa das Máquinas tem boa programação cultural na Lagoa da Conceição

DIÁRIO CATARINENSE
Diego Ojeda / Divulgação

Evocações - Sobre a Obra de Cruz e Sousa será apresentado a partir da próxima semana, no Teatro do Sesc Prainha
Foto:  Diego Ojeda  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.